quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Uma Questão de Segundos, de Harlan Coben

Uma Questão de Segundos, De Harlan Coben
Arqueiro - 222 páginas
Não tão bom quanto Myron, mas ainda assim interessante.


Título: Uma Questão de Segundos
Título Original: Seconds Away
Autor: Harlan Coben
Tradutor: Maria Clara de Biase
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-176-8
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 222
Série: Mickey Bolitar - Vol. 2
Outros livros da Série:
     - Refúgio


Legalzinho.


A resenha já começa com um aviso: não vale a pena ler esse segundo livro sem antes ter conferido a história de Refúgio.
Isso não é comum nos livros do Harlan, mas é verdade no livro protagonizado pelo Mickey Bolitar.

Uma das minhas maiores reclamações quando ao primeiro livro foi a sua falta de desfecho. Felizmente, o assunto não encerrado no primeiro é muito bem tratado em Uma Questão de Segundos (mas, não se iluda, novamente o livro termina sem concluí-lo).
É como se a série de Mickey Bolitar tivesse um grande arco, que será retratado em todos os livros e só será completamente concluído no último volume da série, e um arco menor para cada uma das aventuras, esse sim com início, meio e fim em cada livro lançado. De maneira geral, isso é algo que não me agrada muito, mas admito que acho um pouco interessante. Principalmente, porque me deixa curiosa para continuar a ler as aventuras do sobrinho do Myron.

Aliás, aí está o que mais me incomoda no livro - o quanto Mickey é parecido com seu tio.
Para começar, o garoto age exatamente como eu imaginaria que o seu tio agiria - e o menino nem ao menos teve contato com o tio durante sua infância e adolescência. Ele é bastante heroico e quer fazer tudo pelos amigos sem se preocupar com ele mesmo - bastante Bolitar, né?!
E vai além: ele é muito maduro para sua idade, toma decisões muito difíceis com uma facilidade incrível (e com um nível de acerto que chega a assustar). Ele tem algumas dúvidas que são comuns aos seres humanos, mas aos adultos - não há toda aquela insegurança típica da adolescência.
Acho que eu não compraria Mickey se ele tivesse 25 anos. Com 16?! Me soa bastante inverossímil.

Felizmente, temos a Ema para salvar.
A Ema também é bastante madura para sua idade, mas tem uma personalidade que combina com essa maturidade (embora eu ficaria um pouco mais feliz se um pouco mais daquela insegurança típica de adolescentes desse as caras de vez em quando) e nesse segundo volume meu pedido foi atendido. A personagem ganha certo destaque e um pouco mais de sua história é contada - o que, de certa forma, acaba também deixando claro sua maturidade.

O enredo de Uma Questão de Segundos em si também é bastante interessante e tentar unir as pontas soltas e descobrir a verdade por trás de acontecimentos duvidosos é algo bastante divertido. Não que eu tenha conseguido chegar muito perto da verdade. De fato, passei bem longe. Mas, felizmente, adoro quando todas as minhas teorias vão sendo descartadas.

A escrita de Harlen Coben, como sempre, está uma delícia! O autor é um excelente contador de histórias e sempre consegue me encantar com suas aventuras.
Nessa série eu acho que ele deu uma pisada na bola, por fazer do sobrinho uma cópia do tio, mas ainda assim é uma leitura divertida e vale a pena conferi-la.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥