sábado, 1 de fevereiro de 2014

Novembro de 63, de Stephen King

Novembro de 63, de Stephen King
Suma de Letras - 722 páginas
A cada livro que leio de King me torno ainda mais sua fã, se é que isso é possível.


Título: Novembro de 63
Título Original: 11/22/63
Autor: Stephen King
Tradutora: Beatriz Medina
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-190-1
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 722


Excelente!


Aviso importante: essa resenha será uma rasgação de seda sem fim. Está avisado!

Não tem jeito, Stephen King é O cara. Já nasceu com nome de rei e não foi à toa. Na minha humilde opinião, Stephen King é o melhor autor que existe. E a cada livro que eu leio do mestre da ficção de horror, eu me apaixono ainda mais pelo que ele escreve.
Várias pessoas já me disseram que não leem o que ele escreve porque têm medo. E eu sempre retruco dizendo que existem vários livros dele que não dão medo algum (até porque não foram escritos para dar medo mesmo. Porque o cara sabe te fazer sentir medo da própria sombra quando quer). E Novembro de 63 é um desses livros.
Sempre quis ler o tão aclamado escritor mas tinha medo de suas histórias?! Leia Novembro de 63 - é certeza que você vai amar!

Sob a Redoma foi a última leitura de King que eu fiz antes desse livro. É uma história incrível, mas o final poderia desagradar muita gente (não me desagradou de forma alguma! Eu simplesmente amei o que o King fez). Mas em Novembro de 63 nem esse risco existe...

O livro acompanha a vida de George Jacob Amberson Epping. Na verdade, Jacob Epping em 2011 e George Amberson na década de 50.
Como assim?
Viagem no tempo - esse é o tema principal desse livro que já está dentre os melhores que li na vida e que ninguém conseguirá desbancar dos melhores que li no ano.

Não sei o que você pensa sobre o assunto, mas eu simplesmente amo livros que falam sobre viagens no tempo. Não só livros, aliás, adoro tudo o que fala sobre esse assunto.
Em Novembro de 63, Jacob Epping acaba sendo apresentado à uma espécie de portal temporal que o leva diretamente à década de 50 - sempre ao mesmo dia, sempre à mesma hora. E não importa o tempo que ele passe lá, não se passam mais do que 2 minutos em 2011, época na qual ele entra na brecha temporal.
Quem apresenta a ele a possibilidade mágica é seu chapeiro preferido, Al Templeton, que aparece menos de um dia após seu último encontro se tivesse envelhecido vários anos - magro e muito doente. Al Templeton tinha um projeto em mente: impedir que Kennedy fosse assassinado. Porém, um inesperado câncer no pulmão fez com que Al voltasse ao seu tempo de origem e pedisse ajuda a outra pessoa, Jake no caso. Porque o tempo de Al estava acabando - ele não conseguiu chegar até o derradeiro momento em que Kennedy seria assassinado.
Se Jacob aceita?! Bem, eu já contei que ele tomou a alcunha de George Amberson na década de 50, então você já sabe que ele aceita. Mas tudo o que ele vai viver lá no passado, o que ele irá fazer por lá... é tudo isso que realmente conta. Não tenho palavras para descrever o quanto é maravilhosa a leitura desse livro.

A edição da Suma está fantástica!
Eles não colocaram uma letra pequena demais dessa vez (os livros do King não raro padecem desse mal. Principalmente nas edições mais antigas). A fonte do livro é legível e agradável. Ok, temos um calhamaço de mais de setecentas páginas que acaba pesando um pouco a bolsa, mas vale a pena! E pagar um pouquinho mais caro por isso? É King, é uma leitura muito boa, então sem sombra de dúvidas vale a pena.
E a capa?! Fantástica também. Na frente, o leitor se depara com uma notícia sobre o assassinato de JFK (e está tudo em português! Claro que li a notícia toda) e na contracapa, a notícia sobre a tentativa de assassinato. Achei o projeto gráfico incrível.
Além disso, ainda vale dizer que a textura da capa - meio que imitando um jornal envelhecido - também ficou muito bacana.

Novembro de 63 é sobre a tentativa de assassinato de Kennedy. Mas, ao mesmo tempo, não é!
Como mencionado, o portal não transporta George/Jacob Amberson/Epping diretamente para a época que ele deseja. São muitos anos entre um acontecimento e o outro.
Embora a parte sobre Kennedy tenha sido muito bacana, é o que está no meio que é sensacional. O principal objetivo do protagonista é impedir Lee Harvey Oswald de cometer o assassinato que mudaria a história dos Estados Unidos, mas enquanto ele nada pode fazer, George/Jacob vive. E ele vivendo em uma época em que se vê bastante perdido (afinal de contas, não só a maneira de se vestir é diferente, o que as pessoas falam e comem é diferente, mas tudo é diferente. Não há internet, ligações são caras, gasolina é barato. E um dólar é quase uma fortuna!) é uma coisa deliciosa de acompanhar.

O livro te mostra uma época maravilhosa e tenebrosa ao mesmo tempo. Eu li esse livro e me senti como o protagonista, assustada, maravilhada, inserida na época em que ele viveu. Desejando ter nascido naquele tempo e, ao mesmo tempo, agradecendo por ter nascido tantas décadas depois.
Parece confuso?! Leia o livro e verá que não é. Faz todo sentido.

O que eu posso dizer ainda sobre Novembro de 63?
Que a escrita de King é simplesmente deliciosa de ler?
Que os seus personagens são super bem construídos?
Que o desenrolar dos acontecimentos é viciante?
Que o enredo da história é incrível?
Que eu quero outro livro do autor?
Tudo isso é verdade... e eu sei que você já entendeu por essa resenha.

Não há mais o que dizer sobre esse livro.
Não, espere. Há muita coisa a se dizer sobre esse livro. Tanta coisa que eu nem conseguiria se tentasse. O melhor a fazer? Lê-lo!
Sério.
Prometo que você não irá se arrepender. Leia Novembro de 63 e se divirta com uma das melhores histórias escritas por Stephen King.

Ah, e considere que eu sou mesmo uma puxa-saco desse autor. Quase todas as histórias que já li dele são por mim consideradas incríveis. E acho que considero metade dos livros dele como dentre os melhores que ele escreveu.
A culpa não é minha se o cara é bom a esse ponto.

Mas leia.
Leia o livro.


Nota: 


0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥