sábado, 15 de fevereiro de 2014

Enders, de Lissa Price

Enders, de Lissa Price
Novo Conceito - 283 páginas
Uma decepção!


Título: Enders
Título Original: Enders
Autora: Lissa Price
Tradutor: Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-360-2
Ano da Edição: 2014
Nº de Páginas: 283
Série: Starters e Enders - Vol. 2
Outros livros da Série:
     - Retrato de uma Starter - Extra
     - Starters
     - Retrato de um Inspetor - Extra
     - Retrato de um Esporo - Extra
     - Retrato de uma Doadora - Extra


Muito Fraco!


Já leu Starters? Não?
É totalmente possível ler esse segundo livro sem ter lido o primeiro, mas não recomendo.

É no primeiro livro que a autora explica alguma coisa sobre a sociedade em que vivem seus protagonistas. A autora já não fala muito no primeiro (mas é o suficiente para que o leitor não se sinta totalmente perdido), e no segundo não fala absolutamente nada.

A verdade é que eu não gostei desse segundo livro (como você talvez já tenha percebido pelo "muito fraco" ali em cima).
Me decepcionei em vários sentidos.

Eu li Starters e achei o máximo a história!
Não acho que o livro seja distopia, por motivos que expliquei na resenha do primeiro volume, mas como uma ficção-científica juvenil eu fui arrebatada não só pela deliciosa narrativa da autora, como também pelos seus personagens, mas principalmente pela realidade alternativa que ela criou.
Tendo gostado tanto do primeiro, eu realmente esperava coisas grandiosas para esse segundo livro - não apenas uma aventura gostosa de ser lida, mas também maiores detalhes sobre o mundo da protagonista Callie.
Infelizmente, não foi o que encontrei. Nem uma boa aventura, nem as explicações por mim tão aguardadas.

Primeiramente, quero falar do que é bom, porque há coisas boas no livro.
Para começar, a edição da Novo Conceito merece elogios! A editora manteve o padrão do primeiro livro e arrasou nessa continuação. Gostei demais. Não só a parte gráfica ficou belíssima como o trabalho editorial (tradução e revisão) também ficou muito bom.
Além disso, a editora também montou um kit muito bacana, com um pen drive em formato de cartão que achei o máximo!

A autora também não deixou a peteca cair no quesito narrativa. A escrita de Lisa Price continua tão gostosa e atraente quanto no primeiro livro.
Parece que a autora faz com que a história deslize pelas palavras que colocou no papel - tornando a leitura extremamente agradável e também muito dinâmica! Lissa Price, por favor, continue escrevendo - porque é uma delícia ler.

Qual o problema, então?
Na verdade, estamos falando de problemas. No plural mesmo.
A coisa já não começa bem no título. Pode me chamar de chata, mas o título para mim é algo que faz todo o diferencial em um livro (em conjunto com a capa e a sinopse é o que me faz comprar um livro que eu ainda não conheço e do qual não ouvi falar! Portanto, considero o título um ponto de extrema importância).
Não que o título seja ruim! Ainda mais para quem leu o livro anterior. Enders se encaixa perfeitamente com o título do primeiro livro, Starters, mas não encaixa em mais nada com a trama! Parece que a autora quis usar o título apenas para combinar mesmo com a primeira história. E por que não gostei disso? Porque foi frustrante demais...
O título sugere uma maior participação de Enders... ou talvez até mesmo a história sendo contada do ponto de vista de outro personagem, agora um Ender (a primeira história é contada em primeira pessoa por Callie, a protagonista adolescente).
Porém, isso não é verdade. O segundo livro também é protagonizado por Callie, que é responsável por narrar sua própria história, e quase não há participação de Enders.

Em seguida, os personagens.
De maneira geral, são os mesmos do primeiro livro, mas retratados de uma maneira menos interessante. A protagonista novamente é Callie e alguns personagens continuam, enquanto outros novos são inseridos. Mas tirando a própria Callie e um novo personagem que aparece, todos os demais ficam super apagados e isso me desagradou bastante. E não só isso. Os próprios protagonistas não são retratados de uma maneira interessante, mas de forma bem superficial.
Por exemplo, achei péssima a maneira como Callie trata seu irmão mais novo. Ela é superprotetora demais, não dá espaço para o irmão. De certa forma, já era assim no primeiro livro, mas no segundo isso é intensificado. Sem contar que ela ora parece se preocupar demais, ora parece esquecer completamente o irmão em prol de estranhos. Devo dizer que achei bem estranha a maneira que ela interagiu com seu irmão mais novo (pelos acontecimentos de cada história, não tive essa impressão em Starters).

A grande decepção do livro, porém, ficou mesmo por conta do enredo.
Ai, ai, Lissa, como você pôde estragar uma história tão promissora?!
Em se tratando de um segundo livro numa série distópica, esperava que houvesse mais detalhamento das questões sociais que envolvem a sociedade retratada no livro. Como já mencionei antes, não consigo ver esse livro como uma distopia, mas como uma ficção-científica. Ainda assim, porém, eu queria mais detalhes, já que a realidade na qual Callie vive é tão diferente daquilo que conhecemos.
Ansiava por saber um pouco mais sobre a história daquela sociedade, o que foi e como se deu a Guerra dos Esporos e qual a extensão dessa guerra! E não só a parte histórica... na verdade, considero que até mesmo na questão de funcionamento da sociedade no presente me deixou curiosa. Não há menção do governo que a controla, da realidade cotidiana dos cidadãos, de como as questões de saúde, educação, desigualdade social, emprego e tudo mais é tratada (ou até mesmo sentida) pelas pessoas. Na verdade, o mundo todo ao redor de Callie é bastante obscuro. É como se não houvesse nenhuma luz, somente trevas, e Callie carregasse uma pequena vela, suficiente apenas para mostrar ela mesma e alguns detalhes ao seu redor (mas detalhes que são praticamente sombras desfocadas). Essa foi a minha sensação com a leitura.

Mas ainda assim, com tudo em falta, eu pelo menos esperava uma atitude da protagonista em relação à quebra do regime desigualitário que subjulga os Starters sem família (questão que foi apontada, deve-se dizer, no primeiro volume!).
Só que não encontrei nada disso. Nem as explicações que esperava, nem a atitude que poderia ter valido a pena.
Nada!
O livro se fia em uma trama completamente sem sentido, que mal é capaz de manter sua conexão com a história que nos introduziu ao mundo dos Starters.

Confesso que passei a maior parte do livro dizendo coisas do tipo "mas isso não faz o menor sentido", "por quê?" e "Oi?".

No final das contas, o livro não conseguiu mesmo me conquistar, embora eu tenha gostado tanto do primeiro. Esperava coisas completamente diferentes e o que encontrei não foi capaz de me agradar nem um pouco.
O mais frustrante de tudo é saber que esse é o último livro da série. O primeiro livro é ótimo e o segundo não deveria existir... mas eu queria - e muito - que algumas questões fossem desvendadas. É realmente uma pena que a série seja finalizada sem dar vazão às milhares de perguntas que se formaram em minha mente.

Portanto, leiam o primeiro livro, que é bem bacana, mas já sabendo que o segundo não irá responder às perguntas deixadas pelo primeiro. Se você for curioso (e como um bom leitor, tenho certeza que é!), irá se frustar bastante com Enders.
A bem da verdade, se fosse você nem perderia meu tempo lendo o segundo. Leia o primeiro, aproveite os contos que a autora publicou e finge que Enders não existe. Acho que vale mais a pena.


Nota: 3

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥