sábado, 4 de janeiro de 2014

Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick

Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick
Intrínseca - 222 páginas
Uma delícia de leitura, embora o final deixe a desejar.


Título: Perdão, Leonard Peacock
Título Original: Forgive me, Leonard Peacock
Autor: Matthew Quick
Tradutor: Alexandre Raposo
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-395-4
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 222
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Bom!


Quem já leu O Lado Bom da Vida sabe o quanto a narrativa de Matthew Quick é deliciosa. E o quanto seus personagens são complexos e intrigantes.

Em Perdão, Leonard Peacock não foi diferente!
O livro é protagonizado pelo narrador, Leonard Peacock, que não se encontra em um bom dia. O adolescente faz 18 anos no dia em que narra a sua história e nós o acompanhamos nesse dia que ele considera que ficará marcado para sempre em sua vida. Os porquês e exatamente o que está prestes a acontecer eu acho melhor o leitor descobrir durante a leitura.

Leonard não é um garoto normal... e justamente por isso é um personagem extremamente interessante!
Ele é bem mais adulto que os adolescentes normais, até porque teve que se virar desde muito cedo, já que sua mãe não é muito presente e seu pai anda sumido há um tempo. Além disso, ele também tem uma visão do mundo que é muito interessante, consegue enxergar através da névoa que a sociedade lança e turva a visão de todo mundo.
Porém, o protagonista também é um tanto perturbado pela sua solidão e por todo o peso que o passado depositou em seus ombros. E por isso o dia narrado tem um peso tão grande.

O enredo criado por Matthew Quick para esse livro é enlouquecedor e totalmente viciante. Não consegui parar de ler, não consegui deixar o livro de lado, por mais necessário que fosse. Eu precisava saber onde tudo ia parar, como as coisas iriam se desenrolar e, ao mesmo tempo, também precisa entender melhor as motivações de Leonard. Eu simplesmente precisava de mais e mais e mais.
E como a narrativa do autor é deliciosa, não era mesmo possível largar o livro. Essa história foi por mim avidamente devorada, de tão intensa e gostosa.

Outro personagem que merece destaque é um dos professores de Leonard. Um cara que ensina de maneira diferente, que faz os alunos pensarem e tenta burlar os métodos convencionais e o pensamento empacotado.
Leonard idolatra tal professor e isso acaba refletido nos leitores também, que se apaixonam pela maneira que ele ministra suas aulas e como trata seus alunos.
Sempre acho super bacana quando encontro tal profissão valorizada na literatura. Porque não importa quem você acha que é o pilar de nosso mundo, qual profissão ou qual cargo... fato é que ninguém seria nada não fossem os professores. E essa é uma profissão que, infelizmente, não é tão valorizada em nossa sociedade. Adoro encontrar professores que se esforçam para mostrar bons valores para os seus alunos, que encaram suas profissões como algo gostoso e ajudam jovens (ou adultos!) a trilharem seus futuros.
Outro ponto para esse livro que é tão delicioso!

Aliás, é justamente esse professor que dá para o Leonard uma das ideias mais bacanas que já vi na minha vida!
Como falar dela sem dar spoilers?! Impossível... então não vou falar nada sobre tal ideia... mas copiei. E indico para que todo mundo faça o mesmo - realmente é algo incrível para aqueles dias em que você se sente para baixo.

O livro só tem um grande defeito: o final.
Passei a história inteira maravilhada com o que encontrei... me envolvi com os personagens, mergulhei na narrativa, fiquei ávida por mais. Quando as páginas restantes começaram a diminuir, porém, comecei a ficar ansiosa não só pelo desfecho, mas também porque temi que o livro não fosse finalizado de uma maneira bacana.
E meu temor foi justificado.
Reitero aqui que essa resenha reflete a minha opinião, que é pessoal, e você talvez não concorde com tal pensamento. Mas eu não gosto de finais abruptos, inacabados, que mais se assemelham ao final de um capítulo. Até concordo que isso é o que mais se parece com a vida real, já que não temos finais tão redondos como os mostrados em livros. Ainda assim, porém, eu esperava mais...
Queria saber mais sobre o depois, sobre as implicações, sobre o dia seguinte. Eu precisava saber mais. Mas o autor preferiu deixar isso a cargo do leitor. Gosto de testar a minha imaginação, colocá-la para funcionar e criar todo o futuro do Leonard... todavia, eu realmente ficaria mais feliz se houvesse um epílogo falando um pouquinho só que fosse sobre o depois.

Perdão, Leonard Peacock é um livro incrível!
Uma leitura deliciosa, rápida e instigante que eu super recomendo. O final deixa um pouco a desejar (na minha opinião, claro! Talvez você goste dele!), mas isso não tira o brilho dessa história tão gostosa, original e envolvente.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥