domingo, 29 de dezembro de 2013

Melhores 2013

Já é quase uma tradição aqui no blog!
Fiz uma lista em 2011 com 22 livros, uma em 2012 com 30 livros e agora em 2013 eu consegui ser mais contida e irei indicar apenas 20 livros (mas ainda estou meio longe de conseguir liberar um top dez, né?! Um dia, talvez, eu consiga chegar lá!).
Fazer uma lista com apenas dez livros é algo difícil demais e que sempre me deixa até mesmo um pouco depressiva, porque sei que preciso remover alguns livros que são incríveis e que deveriam estar com os outros na lista. Esse ano eu já fui marcando os livros que mais me agradaram e me esforcei bastante para não escolher um número muito grande de livros para figurarem entre os melhores...


Esse ano não foi diferente do ano passado... fazer a lista foi super difícil, colocar em ordem ainda mais. A Guerra dos Tronos está definitivamente na primeira posição! E representa a série como um todo (eu talvez tenha gostado ainda mais do segundo livro do que pelo primeiro, principalmente por causa do Tyrion). A segunda posição também foi fácil de escolher e é imutável: Habibi, uma história arrebatadora e deslumbrante de tão linda!
Depois disso, as coisas já começaram a complicar... logo em seguida, Extraordinário e Garota Exemplar foram livros que me marcaram demais - embora sejam super diferentes - e competem pelas posições três e quatro. E depois disso, a confusão é total e daqui a cinco minutos eu posso discordar veementemente das posições que dei nesse momento para os demais livros, então, por favor, não leve isso tão em conta!

Os dez livros que coloquei na menção honrosa também são simplesmente deliciosos e foram colocados em ordem alfabética que é para não ter problema algum em dizer qual é melhor do que qual.
No final das contas, indico os vinte livros deste post de olhos fechados - são leituras extremamente agradáveis que vão trazer, com certeza, coisas boas para o leitor!

Confira abaixo quais foram os meus escolhidos! Para ler a minha resenha completa dos livros, basta clicar nas capas.





1º A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin
"O que dá vida ao livro, entretanto, não é a narrativa incrível do autor ou o universo envolvente que ele criou, mas seus personagens. São muitos personagens (o suficiente para deixar o leitor um tanto perdido durante os primeiros capítulos), mas todos muito bem construídos: complexos, encantadores e, acima de tudo muito, humanos!
Não consigo expressar em palavras o quanto me encantei por essa história, o quanto me envolvi com os desdobramentos inesperados, o quanto odeio o autor por ser tão bom e tão cruel ao mesmo tempo."



2º Habibi, de Craig Thompson
"Fantástico, sublime, maravilhoso, encantador, tocante, envolvente e místico!
Habibi leva ao leitor uma das mais lindas e emocionantes histórias de amor que eu já tive a oportunidade de ler. Vai muito além do amor fraternal, muito além do amor carnal, é um amor puro, transcendental!
É certamente um dos melhores livros que li esse ano e está dentre os melhores que li em toda a minha vida. Estou me sentindo completamente entorpecida e maravilhada."



3º Extraordinário, de R. J. Palácio
"Esse livro é extraordinário!
Não há como descrever o quão maravilhosa é essa história que me fez rir, chorar, me odiar, amar os protagonistas.
O livro conta a história do pequeno August tendo que encarar o desafio que é uma escola nova. Essa é, sobretudo, uma história sobre encarar desafios, crescer e aceitar - novidades, novos amigos, dificuldades, barreiras, família.
Extraordinário não pode ser descrito de outra forma, é mesmo um livro extraordinário e sua leitura deveria ser feita por todas as pessoas do mundo. O livro carrega uma forte mensagem de amor, aceitação e igualdade.
Uma história linda e emocionante que eu recomendo muito."



4º Garota Exemplar, de Gillian Flynn
"Não vou mentir. Fiquei chocada com a reviravolta na história.
A narrativa de Gillian Flynn é viciante. Ela te envolve na história, contando detalhes, revelando segredos... tudo na medida certa para que você não consiga deixar o livro de lado. Ao menos, não antes que vire a última página."



5º O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, E. Lockhart
"Tremendamente apaixonante. Do início ao fim, mas principalmente depois que a Frankie começa para valer.
Não gosto de mocinhas patetas, bobas, indefesas, chatas. O mais comum na literatura, infelizmente, é que as protagonistas sejam mulheres assim. Então, quando encontro alguém diferente, como Frankie, eu fico verdadeiramente feliz!
A história é muito bacana, a narrativa bastante envolvente e os personagens carismáticos demais. Vale muito a pena se divertir com Frankie e suas pegadinhas."



6º O Pacifista, de John Boyne
"O Pacifista é um livro sobre guerra, mas também um livro sobre amor. Um amor proibido - pela sociedade, pela família, pelos próprios enamorados.
Será que um dia conseguiremos aceitar o próximo e suas escolhas, mesmo que elas sejam definitivamente diferentes das que faríamos? Aceitar o diferente, o igual, o impensável, o impossível?
Espero que sim.
E que isso seja feito com respeito - de todos os lados. Respeitar e ser respeitado: é pedir demais?"



7º O Fio, de Victoria Hislop
"A autora mescla realidade e ficção de forma sublime! Segundo palavras da própria, personagens e nomes de ruas e locações são ficção, mas os eventos históricos são reais. Foi muito gratificante ler esse livro e conhecer um pouco mais da história da Grécia - mesmo que do fundo do meu coração eu desejasse que alguns dos eventos narrados fossem simplesmente imaginação de Victoria Hislop e não algo que realmente aconteceu."



8º O Pessegueiro, de Sarah Addison Allen
"Sarah Addison Allen escreve com o coração e, por isso, consegue encantar tanto com seus livros.
Uma história repleta de magia e encantos, O Pessegueiro foi uma das melhores leituras desse ano."



9º Morte Súbita, de J. K. Rowling
"Primeiro detalhe a se ter em mente antes de começar a leitura do livro: não é Harry Potter.
Ok, isso deveria ser óbvio e eu já estava imbuída deste pensamento. Mas vi muita gente que não estava pensando dessa forma e acabou se frustrando.
Não se iludam, o livro nada tem a ver com o mundo do famoso e querido bruxinho, não é voltado para o mesmo público e não é literatura fantástica.
Prepare-se para algo totalmente novo e se delicie com uma obra maravilhosa!"



10º Ponte de Outono, de Takashi Matsuoka
"Takashi Matsuoka me transportou para o Japão nessa história encantadora! Com passagens no século XIV e no século XIX, o autor faz com que o leitor se veja imerso na tão diferente cultura oriental dos samurais.
Um livro maravilhoso que me fez fã do autor! Uma história leve, mas ao mesmo tempo complexa, repleta de intrigas, lutas, amores, Ponte de Outono é uma leitura mais do que recomendada."





E que 2014 seja recheado de boas leituras como foi 2013!

Confira também as listas dos anos anteriores!
Melhores de 2011
Melhores de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥