sábado, 3 de agosto de 2013

Não Pare!, de FM Pepper

Não Pare!, de FM Pepper
BookBaby, 288 páginas
Uma história acelerada, mas que não foi tudo aquilo que eu esperava.



Título: Não Pare!
Autora: FM Pepper
Editora: BookBaby
ISBN: 978-1626-7-515-76
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 288
Série: Não Pare! - Vol. 1
Comprar Online: Amazon



Sinopse:
Nina já morou em mais de vinte cidades diferentes, em vários países do mundo, e ainda não tinha nem mesmo dezessete anos.
Qualquer coisa que acontecesse, por menor que fosse, já era motivo para Stela, sua mãe, achar que deveriam mudar de cidade.

As mudanças eram sempre justificadas pelo trabalho de Stela, que havia se especializado na fabricação de lentes de contato para que pudesse dar à filha uma opção de esconder seu defeito de nascença. Os olhos da menina pareciam com olhos de gatos, fendidos. Felizmente, as lentes feitas por sua mãe eram o suficiente para esconder sua diferença, mas também eram um motivo para as constantes mudanças.

Até que as duas foram para Nova Iorque e Stela prometeu que, finalmente, elas poderiam fixar residência. Nina ansiava por uma vida normal, por fazer amigos, por sonhar com um futuro.
Mal sabia ela que tudo estava prestes a mudar irremediavelmente.


O que eu achei do livro:
Fraco.

Acho que vou repetir em todas as resenhas dessa semana que finalmente me rendi aos ebooks. Tenho falado isso sem parar porque eu mesma não acreditava que isso seria possível. Afinal de contas, amo meus livros!
Ainda amo meus livros físicos, mas também recorro às edições digitais. Ainda mais quando não tenho a opção de escolher entre físico e digital. Foi o caso do livro Não Pare!, da autora brasileira FM Pepper. A história está fazendo bastante sucesso e tem muita gente falando dela por aí. Na Amazon, o livro figura na lista dos mais vendidos e de lá não sai. Impressionante!
Claro que tanto estardalhaço me deixou curiosa. Eu precisava conferir a história de Nina e descobrir o que tanto chamava a atenção de todo mundo.

Para começar, preciso falar dessa capa.
Que capa é essa? Para mim ela não funciona.
Eu sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas é a primeira impressão que temos! E no caso de Não Pare! não é uma boa impressão.
A capa é fraca, feia e nada tem a ver com a história. Confesso que se a capa fosse mais atraente eu já teria comprado esse livro a mais tempo. Aliás, se não tivesse recebido uma recomendação de uma amiga muito querida, eu ainda não o teria comprado, embora o preço seja módico.
Torço para que no futuro a autora melhore a capa, porque certamente isso ajudará o livro a vender ainda mais.
Infelizmente, o problema não está só na capa.

A escrita da autora é gostosa, leve e bastante dinâmica, o que torna a leitura agradável. A história é diferente, embora não completamente original, e cativante.
Por outro lado, entretanto, o livro peca em vários sentidos além da capa não atrativa.

A protagonista.
Me cansa. De verdade. E é muito comum em livros juvenis. Do que estou falando? Protagonistas chatas. É o caso de Nina. Ela não debate, não questiona. Simplesmente aceita tudo e vai, deixa se levar por todas as situações e não é nem um pouco curiosa.
Não me senti envolvida com a protagonista em momento nenhum da história. Aliás, em vários momentos eu tive bastante raiva dela.

Além disso, a autora não dá muitas explicações. Sabe aquele tipo de história que vai juntando mistérios atrás de mistérios e deixa o leitor no escuro até bem no final? É assim nesse livro.
Com o agravante de que o leitor chega ao final sem saber de tudo. Muitas coisas ficaram no ar para o segundo livro, que ainda não foi publicado.
Particularmente, detesto esse tipo de coisa. Sei que muita gente não liga, que alguns malucos até gostam, mas não é algo que me agrada.

A revisão do livro deixa a desejar em vários momentos, porém o mais grave são os furos que ficaram na história e detalhes que não convencem.
Por exemplo, a desculpa da mãe de Nina para ficar mudando. Não me convenceu e me deixou ainda mais desgostosa o fato da protagonista aceitá-la com tanta facilidade.
Também não achei interessante que tantos novatos entrassem na nova escola de Nina ao mesmo tempo, no meio do semestre letivo. Sem questionamentos, sem estranhezas, sem dificuldades.
Outro ponto que também não me agradou foi quando a protagonista diz que Kevin, um dos novatos em sua escola, deve ter uns vinte anos. Ele estuda numa escola de Ensino Médio e ela dá para ele essa idade sem nem achar estranho o fato de um cara tão velho ainda estar na escola. Mais uma vez, fica claro o quanto Nina simplesmente aceita tudo o que acontece, sem questionamentos. O que eu acho que seria aceitável nessa situação? Ela dizer que ele aparenta ter por volta de vinte anos de idade, mas que deve ser mais novo pois ainda está cursando o Ensino Médio. Entretanto, não há nada disso. Ela acha que ele tem por volta de vinte anos e está tudo mais do que ok.
Esses são apenas exemplos, o livro tem ainda outros furos. E estes furos me desagradaram bastante.

É verdade que estou um pouco cheia de livros juvenis, ainda mais quando têm uma protagonista tão apagadinha.
Sei que a autora está começando, que tem muito a melhorar. Mas, para começar, acho que ela não deveria ter iniciado com uma série. Gostei da escrita da FM Pepper e acho que a autora tem futuro, mas infelizmente não nessa série, que, na minha opinião, não é bacana. Infelizmente, a autora ainda terá trabalho pela frente, já que parece que serão três livros.
Enquanto isso, fico no aguardo de novos livros que poderão ser melhores do que esse (não o segundo da série, mas novas histórias!).

Não Pare! não é tão diferente de todos esses juvenis que estão espalhados por aí. A boa notícia é que a leitura é rápida, gostosa e barata.
Vale a pena conferir? Só se você não tiver outro livro melhor na estante.


Nota: 


0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥