segunda-feira, 19 de agosto de 2013

AVISO: Ler no ônibus pode descolar a sua rotina

Calma!
O título desse post é mesmo sensacionalista. 
Leia tudo o que eu tenho a dizer e fique tranquilo!

Vai me dizer que nunca escutou algo do tipo?
Eu realmente nunca tinha escutado, embora tenha a mania de ler dentro do ônibus. Todos os dias leio na ida e na volta do trabalho - o que gera quase duas horas de leitura em ônibus diariamente.
Particularmente, nunca tinha escutado, mas muita gente já escutou! É coisa normal que alguém avise o incauto (e feliz!) leitor que utiliza as entediantes horas dentro de um ônibus para realizar uma atividade prazerosa do grande perigo que está correndo.


No último sábado, já no elevador, uma mulher virou para mim e disse: "Eu fico tão preocupada com você. Está sempre lendo no ônibus e isso pode causar descolamento da retina". Como se estivéssemos seguindo um roteiro, nessa hora a porta do elevador abriu e ela saiu (eu ia para o próximo andar) e tudo o que fiz foi dar um sorriso amarelo.
Como agravante, a mulher trabalha em uma ótica (aliás, na ótica que fez os meus atuais óculos).
Ela foi embora e eu não tive oportunidade de perguntar mais sobre o assunto. De onde ela tinha tirado tal informação? Será que havia mesmo perigo e eu estava fazendo besteira? Caramba, não era possível... eu sempre li dentro de ônibus (mentira! Faz pouco tempo que consegui me acostumar e parar de enjoar, mas desde então leio diariamente) e nunca ouvi falar nada do tipo.
Como não ficar encucada? Claro que fiquei (mas não deixei de ler o meu livrinho na volta para casa naquele mesmo dia).

Muita gente que tem o costume de ler em ônibus já escutou isso. É uma "sabedoria popular" - um "lugar comum". Todo mundo sabe que ler em ônibus (ou carro, ou metrô) descola a rotina.
Todo mundo sabe, mas todo mundo está errado.

Fiquei preocupada e fui pesquisar sobre o assunto na internet (afinal de contas, para achar um médico no domingo - o aviso foi feito no sábado - eu teria que desembolsar uma fortuna. Não, obrigada).

O que eu descobri? Que o descolamento da retina é um mito!
Não, calma, existe descolamento da retina. Mas ele não é causado por leituras em veículos em movimento.
Se você está preocupado com as possíveis causas para esse mal, indico que leia artigos médicos sobre o assunto ou procure um oftalmologista. Todavia, não precisa parar de ler porque isso não irá causar problema algum aos seus olhos.

Verdade é, entretanto, que ler dentro de veículos em movimento pode causar mal-estar. Eu mesma passei por isso e não conseguia ler (confesso, entretanto, que li até que o mal estar parasse de ocorrer).
Esse mal-estar pode perdurar por horas, pode causar dor de cabeça e vômitos. É um mal-estar passageiro, contudo, e não terá consequências mais graves.

Conclusão:
Não é necessário parar de ler! Sua retina não corre perigo algum. Ao menos, não por conta dessa atividade.

Fonte:
- Unimed
- Super Interessante
- Caso verídico da mulher no elevador




0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥