segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Azarão, de Markus Zusak

O Azarão, de Markus Zusak
Intrínseca - 175 páginas
Um livro que parte de lugar nenhum e apenas dá voltas sem sentido.



Título: O Azarão
Título Original: The Underdog
Autor: Markus Zusak
Tradutora: Ana Resende
Editora: Bertrand
ISBN: 978-85-286-1643-9
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Publicação: 1999
N de Páginas: 175
Série: Trilogia Irmãos Wolfe - Vol. 1
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Cultura / Saraiva / Submarino



Sinopse:
Cameron Wolfe é o mais jovem de quatro filhos. Tem apenas quinze anos e não sabe muito bem quem é ou o que quer.

Admira o irmão mais velho, Steve, a quem vê como um grande vencedor. Tem inveja do romance vivido pela irmã, Sarah, e sempre se mete em enrascadas ao tentar acompanhar Rube, que é o mais próximo dele em idade.

Cameron se descobre infeliz com sua vida. Mas se apaixona e talvez isso possa mudar tudo, ou ao menos é o que ele pensa.


O que eu achei do livro:
Muito fraco.

Eu esperava mais, bem mais, do livro de estreia de Markus Zusak.

Gosto de livros que falem do cotidiano, que retratam a mediocridade entediante e inescapável da vida.
Eu realmente curto esse tipo de história que faz com que nos enxerguemos nos protagonistas e nos dão um banho na água enregelante da realidade.

Mas mesmo esse tipo de livro precisa de um propósito. Não necessariamente uma jornada intensa de autoconhecimento, nem mesmo uma história de superação, nem um final feliz. Mas definitivamente precisa de alguma coisa.
É terrível ler um livro sem objetivo. Uma história que simplesmente está ali e pronto. Talvez seja possível fazer uma profunda análise do livro e encontrar paralelos e metáforas que o tornem brilhante.
Boa sorte, caso queira tentar.
Eu simplesmente não me senti envolvida o suficiente para tentar algo do tipo.

A escrita de Markus Zusak nesse livro também não me agradou muito.
A leitura é rápida (até porque o livro tem poucas páginas), mas entrecortada.
O autor tentou inovar com uma pontuação diferente que desse um ritmo único ao livro e conseguisse transmitir ao leitor os sentimentos que afligiam o protagonista (ao menos, acho que essa foi a pretensão dele), mas eu não gostei da ideia que acabou tornando a leitura do livro mais pesada e até mesmo um pouco lenta.
Acrescento a isso os sonhos. Ao final de cada capítulo, é narrado um sonho maluco de Cameron. Os sonhos até têm ligação com a história, mas são tão estranhos (talvez, e mais uma vez essa é a visão que eu tenho, numa tentativa do autor de aproximá-los aos sonhos reais experimentados pelas pessoas em suas noites de sonho) que chegam a ser chatos e também são um entrave na leitura.

No final das contas, terminei a história sem conseguir entender muito bem a que ela veio. Não vi muito sentido ou diversão.
O segundo volume já está na minha casa e espero que traga algo mais interessante do que aquilo que encontrei nesse.


Nota: 


18 comentários:

  1. Oi Nanie!
    Eu nunca li anda desse autor o.O
    Mas pelo que eu percebi, não vou gostar muito desse livro kkkkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie. Eu sou daquele tipo de leitor que quando gosta de um autor, busca ler todas as suas obras. Amo de paixão "A menina que roubava livros" e é estranho ver um mesmo Markus chegando a extremos de leitura. Pode ser por esse ter sido o primeiro livro escrito por ele, mas entendi o que você falou sobre a história não ter propósito. Mesmo assim quero ler para ter uma opinião sobre ele. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Carla, eu gosto demais desse autor! Em A Menina que Roubava Livros ele é simplesmente brilhante!
    Nesse primeiro volume da série Irmãos Wolfe, entretanto, não conseguiu me agradar ><

    ResponderExcluir
  4. Clóvis, sou assim também! Eu gostei demais do autor e busquei os demais livros dele!
    Em Eu Sou o Mensageiro ele também não é tão bom quanto em A Menina que Roubava Livros, mas é bom. Nesse, entretanto, eu não consegui gostar!
    Pois é... a história não tem propósito. Parece que começa e termina do nada... Sem propósito, entendeu?!

    ResponderExcluir
  5. Esse não é um livro que eu leria, só pela capa já digo que não tem nada a ver comigo.

    ResponderExcluir
  6. Ei Nanie,


    Eu quase pedi estes dois livros, quando a Bertrand ofereceu pra lermos antes de ler o 3 que saiu pela Intrínseca se não me engano.
    Mas resolvi esperar, minha fila está caótica, e estou tentando pedir menos livros para ler alguns antigos....o que não está dando muito certo rsrsrs. Mas enfim, eu queria ler, agora depois da sua resenha acho que serão menos 3 na fila.
    De qualquer maneira vou esperar sua resenha do 2 para me decidir hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nanda, eu pedi exatamente nesse mesmo email!
    O autor me ganhou em A Menina que Roubava Livros! Em Eu Sou o Mensageiro ele já não é tão genial, mas ainda assim é uma história bem interessante... agora em O Azarão eu não consegui me prender...
    Espero que o segundo seja melhor >< Rs

    ResponderExcluir
  8. Leninha, alguns livros a gente já sabe que não têm na a ver conosco, né?! Eu adoro coisas diferentes e achei que era isso o que encontraria aqui. Mas não foi, não conseguiu me conquistar.

    ResponderExcluir
  9. Eu também amooo A menina que roubava livros, está entre meus livros preferidos. Eu sou o mensageiro eu gostei tbm, não amei como o outro, mas gostei. Por isso fiquei curiosa para ler estes aff. Leia logo o outro e me conte kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Hahahah então, Nanda, foi isso mesmo!
    Será que você também não gostaria?! Acho que não já que com os outros dois sua opinião é bem como a minha.
    Lerei o outro logo, logo e conto aqui no blog o que achei :)

    ResponderExcluir
  11. Um amigo meu também não gostou. Eu toda empolgada, ele me jogou um balde de água fria ao dizer que o livro era ruim. Sua resenha só me fez desanimar de vez com a leitura. Quem sabe um dia.


    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Carissa, eu também fui bastante empolgada para a leitura...
    Não recomendo este livro... o outro é incrível em A Menina que Roubava Livros e nesse não.

    ResponderExcluir
  13. Olha, fiquei surpresa com a resenha. Tá certo que nunca li o autor, mas sempre ouço falar tanto de A Menina que Roubava Livros (que eu ainda lerei) que nunca iria imaginar que O Azarão seria fraquinho. Bom, talvez devemos considerar que é o romance de estreia do autor, então talvez seja interessante até para observar a evolução dele. Enfim...

    Bjos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  14. Aline, mas em A Menina que Roubava Livros o autor está exuberante! O livro é incrível, surpreendente e maravilhoso. Infelizmente não é assim com o Azarão. Ao menos, para mim não foi.

    ResponderExcluir
  15. Entendi sim Nanie. Eu fiquei sabendo que o novo lançamento da Intrínseca "A Garota que eu quero" é na verdade o 3 livro dessa série, você sabia dessa? Achei estranho começar com uma editora e mudar pra outra assim do nada.

    ResponderExcluir
  16. Sabe aquele sentimento que fica martelando "Acho que não vou gostar !"

    ResponderExcluir
  17. Clóvis, eu sabia! Até porque a Bertrand enviou os dois primeiros livros justamente com essa proposta! Que quem também fosse parceiro da Intrínseca pegasse o terceiro depois...
    Não sei por que a editora mudou - isso eu não posso responder. Mas também achei um pouco estranho (e o mais estranho é que o formato dos livros é diferente e a Intrínseca não manteve a identidade visual).

    ResponderExcluir
  18. Luka, sei! E, nesse caso, sinto dizer que acho que esse sentimento está certinho ><

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥