sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

As Aventuras de Pi (Life of Pi)



Um filme muito bonito, com uma história tocante. 





As Aventuras de Pi (Life of Pi), 2012
127 min
Direção de Ang Lee
Roteiro de David Magee baseado no romance de Yann Martel
Com Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain

Outro filme, Nanie? Pois é, outro filme. Segundo a gerente da loja onde trabalho, irei a falência se continuar indo ao cinema com tanta frequência.
Honestamente, espero não ir a falência, mas gostaria que mais filmes estivessem disponíveis no horário das 13h para que eu pudesse vê-los.
Assistir filmes em casa é muito gostoso, mas não chega aos pés de ir ao cinema e ver na tela grande o longa-metragem. Ainda mais quando é em 3D - como foi o caso desse filme.

Eu ainda não sei o quanto gosto de 3D... eu gosto e em vários filmes acho que o 3D fica simplesmente incrível, mas em outros eu acho meio inútil. Ainda assim, vale a experiência de ver um filme com imagens tão espetaculares quanto as deste com tecnologia 3D.

As Aventuras de Pi é um filme com excelentes atores (e eu não estou sendo ironica aqui... um dos protagonistas é um tigre, mas eu não estou falando dele), uma direção muito bacana e uma fotografia de arregalar os olhos. São tantas imagens deslumbrantes que mesmo que o filme fosse uma porcaria iria ter valido a pena ir ao cinema.

Não é esse o caso, a história passa longe de ser ruim.
O relato de Pi - que conta sua vida a um desconhecido - é impressionante e emocionante. Ele conta a sua história quando já é adulto e vai relembrando o passado.

O escritor e Pi, que vai narrando sua vida.
Ele narra o seu nascimento, o motivo por ser chamado de Pi (na verdade, não é uma homenagem ao número Pi, mas sim um apelido para Piscine - pois o menino foi nomeado em homenagem a uma piscina francesa), mas o mais marcante é mesmo sua narrativa sobre o tempo que passou como náufrago.

O que mais me encantou foi o final. A história dele é surpreendente e beira o inacreditável (beira?! Acho que chega mesmo a ultrapassá-lo em alguns momentos), mas a explicação dada no final torna tudo ainda mais mágico.

O único problema do filme é a duração. Em determinados momentos, durante a exibição, eu fiquei incomodada - achando que o filme já estava demorando demais para terminar. Isso normalmente acontece com filmes que eu não gosto. No caso desse, não é que eu não tenha gostado, apenas acho que poderia ter durado meia hora a menos e seria perfeito. O maior problema disso é levar crianças para a sala de cinema, elas certamente ficarão inquietas.

De maneira geral, As Aventuras de Pi é um filme que vale a pena assistir. Uma história mágica e muito bem contada, com um visual maravilhoso! Só prepare o bumbum, porque são duas horas de filme.


P.S.: Por que eles traduziram o nome do filme para "As Aventuras de Pi"? Por que não mantiveram a ideia original e chamaram de Vida de Pi?
Eu confesso que percebo o quanto "as aventuras" faz o filme parecer mais interessante do que "a vida", principalmente para crianças.
Mas mesmo assim não compreendo a necessidade de mudar o nome na hora da tradução. E continuo achando que é um filme para adultos e não para crianças (ainda mais por causa da duração).

P.P.S.: Não posso dizer que tenho uma boa imagem de um zoológico.
Pi nasceu em um zoológico - que pertencia ao seu pai. E todos os animais pareciam lindos, super bem cuidados e felizes. Claro que iriam mostrar algo assim - nem estou dizendo que acho ruim o filme ter mostrado essa imagem de um zoológico.
Mas eu precisava dizer que não acho que um lugar assim exista.
Eu sou totalmente contra zoológicos (por mais que eles sirvam para encantar as crianças) e realmente acho que os animais deveriam viver na natureza, em liberdade, o único lugar onde eles podem ser verdadeiramente felizes.

6 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Eu não sei o que pensar do filme, talvez eu assista. Mas não é um filme que agrade muito.

    Acho que sou mais "O Hobbit" kkkkk


    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Carla, é um filme muito lindinho!
    Eu sou mais O Hobbit, que foi praticamente perfeito *-* Mas esse também vale a pena conferir :D

    ResponderExcluir
  3. Está na minha lista de filmes que tenho que ver antes do Globo de Ouro, rs. Eu sempre tento ver todos os filmes que são indicados em premiações.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Carissa, o filme é muito bonito - vale a pena conferir =D

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanie!
    Quero ver o Pi semana que vem sem falta, vou ler o livro também, mas acho que o filme virá primeiro pra não correr o risco de sair de cartaz. Esse parece mesmo ser um tipo de filme pra se ver em tela grande.
    Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  6. Elis, eu ainda não tenho o livro... até gostaria de ler, mas acho que vai demorar um bocadinho...
    O filme é bem bonito - vale a pena conferir!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥