sábado, 10 de novembro de 2012

Esposa 22, de Melanie Gideon


Esposa 22, de Melanie Gideon
Intrínseca - 385 páginas
Uma deliciosa história sobre o casamento, família e a vida depois dos quarenta.





Título: Esposa 22
Título Original: Wife 22
Autora: Melanie Gideon
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-241-4
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 385
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Alice está casada há muito tempo e é feliz com o seu marido - ou ao menos pensa que é.
Quando ela encontra um convite para participar de uma pesquisa sobre o casamento, ela começa a repensar sua vida de casada.

E não é apenas isso que a incomoda... ela está prestes a ultrapassar a idade em que sua mãe morreu - para ela um grande e perturbador acontecimento -, sua filha mais velha parece sofrer com um transtorno alimentar e seu filho provavelmente é gay.


O que eu achei do livro:
Melanie Gideon conseguiu acertar muito em Esposa 22.
Um livro leve, descontraído e super divertido!

O livro realmente tem várias partes focadas na internet - como troca de emails e mensagens no Facebook -, mas ele vai além disso - muito além.
A autora utiliza a narrativa normal, em primeira pessoa, para contar a vida de seus personagens.

A trama gira em torno de Alice, a protagonista narradora - que é uma mulher bastante interessante e muito divertida. A escrita é simples, porém envolvente.
Eu senti como se a Alice estivesse mesmo me contando sua vida e me vi completamente mexida pela vida dela - aliás, eu me senti como se estivesse vivenciando tudo aquilo. Adoro quando as histórias conseguem me transportar para dentro das páginas do livro, como se aquilo ali fizesse parte da minha vida.

Um toque de humor - leve, porém sagaz - permeia todo o livro, deixando algumas situações bem engraçadas e outras muito divertidas - a leitura é uma delícia!
O ritmo também é bastante acelerado, apesar de todas as incertezas de Alice. Nos deparamos com todas as dúvidas da protagonista, mas nem por isso ela fica divagando indefinidamente.

Não olhe o final - de verdade!
Eu desconfiava, embora somente a partir do ponto certo (tenho certeza que era exatamente isso que a autora pretendia - que o leitor soubesse o que esperar do final no momento em que ela dá algumas dicas certeiras), mas ainda assim adorei.
E não digo para não olhar apenas para não estragar a surpresa - existe uma lista super bacana depois que a história termina, mas honestamente acho que ela não deve ser lida antes que o leitor termine a história.
Vá por mim e segura a sua curiosidade!

O livro não é perfeito - há um ponto que me incomodou bastante durante a leitura... melhorou no final, mas ainda assim não foi apagado.
Alice está infeliz com o seu casamento e começa a flertar com o Pesquisador 101 - o responsável por intermediar a pesquisa com ela, que recebe o codinome Esposa 22 (daí o título do livro - achei o máximo!).
Eu não me dou bem com traição, mesmo nos livros... ainda que eles nunca tenham feito nada além de um leve flerte, isso acabou me incomodando um pouco. Não que tenha tirado completamente o brilho da história, mas ofuscou um pouquinho sim.

Esposa 22 é uma leitura contemporânea, leve e bastante divertida que irá encantar não apenas as leitoras de qualquer idade, mas também os leitores.


Nota: 


26 comentários:

  1. Olá Nanie,

    No título está "Malanie"...

    Amei sua resenha, o livro é ótimo! Também não gosto de alusões à traição, mas fui lendo e o final que me fez acreditar no livro e amá-lo, pois não poderia ser mais perfeito! Fiquei imaginando que, ou ela se arrependeria ou reconquistaria o marido, mas acabei por amar o livro, as cenas engraçadas são demais!

    Bjs Nanie

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Nanie.
    Como sempre estou curiosa quanto ao final. =)
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Thais, obrigada por avisar! Ah, que droga... eu detesto errar no título - porque daí sai errado no link também >< Agora já arrumei, mas o link ficará errado para sempre =( É isso que dá fazer as coisas com pressa...

    Enfim, eu não gosto de traição e isso foi uma mancha no livro - mesmo que ela não tenha traído ele ><

    Ainda assim, entretanto, é uma história super divertida e eu amei - recomendo para todo mundo ^^

    ResponderExcluir
  4. Danielle, é um livro super gostoso de ler *-* E o final é uma graça \o/

    ResponderExcluir
  5. Olá Nanie!

    Me deixaste extremamente curiosa por esse final, mas vou segurar minha curiosidade, prometo! Tenho essa triste mania de dar uma olhadinha no final do livro. ><
    Fiquei bem curiosa quando vi essa capa, que acabou me conquistando, mas ainda não havia lido nenhuma resenha até que leio a tua e tudo o que quero é esse livro nas minhas mãos para começar a ler no mesmo momento. hahaha
    A história parece ser bem criativa e realista ao utilizar personagens que acabam existindo realmente nas nossas vidas. Então irei lê-lo certamente, ainda mais pela forma que a autora consegue nos aproximar dos personagens e nos fazer sentir os mesmo sentimentos que eles. Tentarei ter a mente aberta para entender essa "traição" e aproveitar mais a leitura.
    A tua resenha ficaste maravilhosa, Nanie! *-*



    Beijos,
    Samy.

    ResponderExcluir
  6. Samy, sei de muita gente que tem essa mania >< No caso desse livro, acho que não é uma boa ideia - pode estragar a surpresa do final!


    Eu não gosto muito dessa capa - acho ela esquisita, mas gostei bastante da sinopse e não me arrependi de ter conferido o livro - é uma história deliciosa!

    ResponderExcluir
  7. eu tinha achado que esse livro era parecido com @mor (que adorei!) entao nao tinha me interessado.
    mas parece que vai alem disso, me surpeendi com as estrelinhas que voce deu, deve ser bom mesmo :D
    voce dizendo que tem uma *surpresa* no final me deixou curiosa HAHA com certeza quando eu ler vou me segurar

    ResponderExcluir
  8. Thamires, não tem absolutamente nada a ver com @mor... eu achei que o estilo seria parecido - usando apenas emails... mas nem isso é a mesma coisa. Em Esposa 22 os emails aparecem - assim como mensagens de Facebook, entre outras coisas, mas também há a narrativa normal - então nós vamos o que acontece na vida de Alice.


    O livro é bem bacana mesmo e a leitura é uma delícia ^^ A surpresa no final é presumível (a autora, em determinada altura do livro, dá todas as dicas) - mas ainda assim é super bacana ^^

    ResponderExcluir
  9. O que eu achei mais bacana no livro foi justamente o modo como a história é apresentada, em forma de e-mails. Isso me deixou curiosa!

    ResponderExcluir
  10. Parece ser bem legal! Estou precisando de uma leitura leve e descontraída..Em relação ao final nunca leio antes mesmo rs


    bjs

    ResponderExcluir
  11. Essa capa me lembrou a do livro A resposta Certa, então num primeiro momento não me chamou a atenção, mas analisando um pouco percebi que o livro parecia ser bem divertido. Lendo a sua resenha acabei me interessando. Parece ser bom.

    ResponderExcluir
  12. Marinna, então é dessa leitura que você está precisando - porque é exatamente assim ^^ Uma delícia :D

    ResponderExcluir
  13. Meyre, talvez a capa tenha algum elemento que lembre o outro livro, mas é tudo que os dois têm em comum mesmo >< heheheh
    A história é bastante leve e divertida - se der uma chance ao livro, você vai gostar!

    ResponderExcluir
  14. Inês, isso é parte da forma como a história é apresentada - mas é bem bacana mesmo ^^

    ResponderExcluir
  15. Adorei a sua resenha, a capa não me chamou a atenção, mas o que você escreveu na resenha me deixou sem palavras. Adorei!

    ResponderExcluir
  16. Suellen, é um livro bem leve e muito divertido! Vale a leitura :D

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca espio o final antes de ler um livro, esse risco eu não corro, não é nem porque eu me incomode com spoilers ou algo assim, mas eu acho que se o autor teve habilidade suficiente para me enredar na história, eu devo confiar nele para me guiar até o fim da maneira como ele planejou. Esse livro parece interessante de verdade, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  18. Cris, eu também não faço isso >< Odeio spoiler - mas avisei porque sei que tem muita gente que faz ^^ heheheh
    É interessante sim - uma história bem leve e gostosa de ler ^^

    ResponderExcluir
  19. Eu nem sabia da existência desse livro até vê-lo aqui (e estou mantendo o post como "não lido" no reader desde o dia que você postou, porque fiquei curiosa com o título). Parece ser interessante, embora seja bem provável que eu também me incomode com a possível traição.

    ResponderExcluir
  20. Cíntia, o livro é bem bacana! Daquele tipo leve e divertido, sabe?!
    Então... a traição vai te incomodar também, mas ainda assim vale a pena ler porque... eu não vou explicar por que, seria spoiler. Mas vale a pena ler :D

    ResponderExcluir
  21. Oi, Nanie!


    Sabe que agora acabei comparando um pouco "Esposa 22" com "@mor". Não sei se você já leu este (não ando acompanhando muito as postagens...), mas fala quase disso também. Lá são, basicamente/essencialmente, e-mail, e neste são usados, mas não é todo o livro, né. E há também esse flerte, embora nunca passe disso. Traição também é um assunto com o qual não me dou bem (que bom! HAHA), mas acho fantástico o modo como alguns autores conseguem me fazer torcer por um desfecho que leva à isso (Você já leu A última carta de amor? O livro é fantástico e ilustra muito bem isso que estou querendo dizer, sobre torcer e tal).


    Esposa 22 me conquistou porque tem esse "carão" de chick-lit (capa coloridíssima), mas apesar de leve e divertido, creio que não é bem por aí. Ainda assim me mantenho animada pois ainda não li uma resenha que não falasse coisas boas do livro. ^_^


    Beijão ;*

    ResponderExcluir
  22. Janaina, antes da leitura eu também comparei - porque a premissa parecia ser muito parecida... mas na realidade são dois livros completamente diferente...


    Eu já li A Última Carta de amor e adorei :D


    É mesmo daquele tipo mais gostoso de chick-lit, leve e divertido :D

    ResponderExcluir
  23. Me lembrou @mor, será que eu iria gostar?!
    Gosto de livros leves e descontraidos, e me encantei pela capa do livro quando o vi na livraria. Achei que vale a pena ler.
    Fora que essas estrelinhas aqui na resenha já são mais que um aval.

    ResponderExcluir
  24. Leninha, a premissa lembra @mor, mas a história não tem nada a ver. Eu não gosto da capa, mas a história é uma delícia - acho que você iria adorar sim!

    ResponderExcluir
  25. Naniiiiiiie, agora só porque você falou pra não ler o final, essa provavelmente vai ser a primeira coisa que eu farei quando encostar no livro! hahaha. Vou ter que me segurar muito pra não fazer isso...
    Eu, na verdade, me interessei pelo livro de primeira, acho a capa muito legal! E adooooro esse tipo de leitura "leve e divertida".
    A traição com certeza vai me incomodar, mas sei que não vai atrapalhar na leitura e que vou me divertir muito de qualquer forma!

    E pra você dar 4 estrelas e meia o livro tem que ser muito bom mesmo, né? :*

    ResponderExcluir
  26. Isabela, não faça isso! hahahahaha Se segure muito :D


    Eu não gostei da capa, mas a história parecia tão boa que fui conferir - e não me arrependo, é uma delícia!
    É muito bom mesmo =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥