quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A Sombra da Serpente, de Rick Riordan

A Sombra da Serpente, de Rick Riordan
Intrínseca - 343 páginas
Depois de aventuras perigosas, agora os Kane's terão que lidar apenas com o Dia do Juízo Final. Nada perigoso.




Título: A Sombra da Serpente
Título Original: The Serpent's Shadow
Autor: Rick Riordan
Tradutor: Débora IsidoroT
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-201-8
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 343
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: As Crônicas dos Kane - Vol. 3
Outros livros da série:
     - A Pirâmide Vermelha
     - O Trono de Fogo
     - Guia de Sobrevivência dos Kane (Extra)


ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sinopse:
Carter e Sadie precisam de uma maneira de derrotar Apófis - já que Rá não se provou tão útil quanto poderiam ter pensado em um primeiro momento.

A primeira opção seria conseguir colocar a mão em uma das cópias do "Livro para derrotar Apófis" - mais especificamente em uma das seis cópias escritas pelo mago Setne.

Quando a operação-resgate da última cópia ainda não destruída por Apófis e seus asseclas falha, os meninos precisam bolar um novo plano.
Aparentemente, a dica do Tio Vinny - uma aparição que Sadie não reconheceu, mas que Carter certamente saberia quem era - vai levá-los a uma resposta: a sombra da serpente pode ser a única saída para derrotar Apófis e salvar o mundo.


O que eu achei do livro:
Rick Riordan sabe como encantar um leitor e deixá-lo preso nas páginas de seu livro até o final! Não foi diferente com A Sombra da Serpente - eu amei essa última aventura dos Kane.

Uma das coisas que mais gosto nessa série é a narrativa: os capítulos são intercalados, dois narrados por Sadie e depois dois narrados por Carter. A maneira como o autor consegue diferenciar a narrativa desses dois irmãos é simplesmente incrível! Nem por um momento dá para confundir quem está narrando o pedaço que estamos lendo.
As características de cada personagem ficam muito visíveis em suas formas de contar a história. Adoro a maneira como Sadie é mais prática e vai direto ao ponto, mas também acho encantadora a maneira como Carter tenta explicar tudo para o leitor e passar todos os seus conhecimentos da história do Egito Antigo.

Aliás, uma das coisas que mais aprecio nos livros infanto-juvenis do autor é justamente a forma como ele alia mitologia com aventura! É impossível ler um livro dele sem aprender um pouquinho da história de nossos antepassados.
Eu não consigo não pesquisar sobre os deuses citados durante a história. E aí acaba que uma leitura que deveria ser de apenas 343 páginas ultrapassa e muito esse número - já que a curiosidade acaba nos instigando a ler muito sobre o Egito Antigo para entender um pouco melhor sobre o assunto tratado.
E assim também foi quando li a série Percy Jackson e os Olimpianos.
Dessa forma, junto com a leitura do livro, li um monte de artigos sobre deuses egípcios e o Egito Antigo - o que tornou tudo ainda mais interessante.

A parte mais bacana, entretanto, é que eu tenho certeza que esse não será o último livro sobre o Egito Antigo. Não apenas porque o autor lançou uma nova série sobre os deuses greco-romanos (que eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas não vou demorar muito para mudar isso), mas pelo início do livro.
Em todos os livros da trilogia, Rick Riordan começa dizendo que recebeu a fita com a gravação feita pelos irmãos. Dessa vez, ele diz que a caixa enviada estava bastante danificada - e a narrativa já começa com os Kane dizendo que se você está ouvindo isso é porque sobreviveu ao Dia do Juízo Final.
Ou seja, há perigo! E eu fico muito satisfeita em saber que haverão mais livros - realmente adoro a mitologia egípcia.

A finalização da saga foi uma delícia de acompanhar. Não só os Kane são personagens encantadores, mas os amigos que eles fazem durante suas aventuras também são ótimos.
Adoro crianças que precisam salvar o mundo, aprender a lutar, enfrentar o mal. Claro que iria adorar esse livro.

A Sombra da Serpente é uma excelente finalização para a saga dos Kane e, espero, não o último livro escrito por Riordan sobre o Egito Antigo.
Será que agora o autor lança um livro com mitólia nórdica? Ou seria celta? Eu não reclamaria de ler um livro com um pouco de mitologia chinesa...


Nota: 


6 comentários:

  1. Nanie, eu li a primeira aventura dos Kane e fiquei encantada! Sou fã de Riordan!! Preciso por minha leitura em dia e ler O Trono de Fogo. Bj

    ResponderExcluir
  2. Alê, eu adoro o tio Rick *-* E essa série é uma delícia - eu curti todos os livros, embora o primeiro da série seja o meu favorito ^^ Acho que vale a pena continuar com as aventuras dos Kane!

    ResponderExcluir
  3. Estou ansiosa para ler esse! Estou terminando O Trono de Fogo, mas já com A Sombra da Serpente na mão. No começo quando não conhecia os personagens fiquei um pouco perdida na narrativa, essa forma de ficar mudando do Carter para a Sadie, mas agora já me acostumei. Amei a saga, não só por falar de mitologia egípcia, mas por toda a história em si.

    ResponderExcluir
  4. Aline, leia sim porque é ótimo! Eu acho muito bacana ficar mudando os narradores :D

    ResponderExcluir
  5. Como eu não ligo para spoilers, li sua resenha e só posso dizer que Rick Riordan é o cara, preciso ler essa série. O bom é que vou poder ler todos um depois do outro, sem intervalos.

    ResponderExcluir
  6. Cris, tio Rick é uma maravilha, né?! Eu adoro esse cara *-* É verdade - agora a série já chegou ao fim e você pode ler os três de uma vez só ^^


    Como eu disse na resenha, entretanto, acho que o autor ainda irá nos brindar com mais histórias dentro desse universo, mas daí, de qualquer forma, será um outro arco de história ^^
    Vale a pena conferir as aventuras dos irmãos Kane :D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥