quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Torreão, de Jennifer Egan

O Torreão, de Jennifer Egan
Intrínseca - 238 páginas
Um livro super diferente, encantador e perturbador.






Título: O Torreão
Título Original: The Keep
Autora: Jennifer Egan
Tradutor: Rubens Figueiredo
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 238
Comprar Online: Submarino

Sinopse:
Ray é um presidiário que decidiu cursar a aula de escrita criativa. Após o fracasso de um conto de três páginas, ele ouviu um discurso motivador de sua professora. Foi o gatilho para que ele começasse a escrever a incrível história de Danny e Howard.
O primeiro era um ganhador na infância e na juventude, mas de alguma forma o tempo passou e ele não conseguiu evoluir, ficou preso ao passado e aos seus fracassos. Howard era uma criança tímida - um perdedor - que sofria nas mãos dos primos. Passou por uma adolescência conturbada após um incidente traumatizante. Mas agora é um adulto bem sucedido - rico, casado, pai de dois filhos. Howard comprou um antigo castelo europeu e prentende transformá-lo em um castelo e pede a Danny, seu primo, que o ajude nesse empreendimento.

O que eu achei o livro:
Ok, eu sei que a sinopse não é muito reveladora - mas eu não sou mesmo muito boa para escrever sinopses... entretanto, há uma dificuldade extra para escrever a sinopse desse livro - nem a oficial é boa o suficiente, não consegue dar a menor ideia do que o livro guarda para o leitor. Aliás, o livro é tão complexo que acho que ninguém conseguirá criar uma decente.
Esse é o segundo livro que leio da autora, então eu já esperava encontrar algo diferente e bem escrito. Algo fora do normal. Ainda assim, entretanto, fui surpreendida. Não parece que é a mesma pessoa que escreveu A Visita Cruel do Tempo - e eu adoro autores versáteis assim. A escrita de Jennifer Egan é deliciosa e dinâmica.
A maior parte do livro é narrada por Ray, que conta a sua própria história e também a história de Danny - o seu personagem. Ray realmente não é um bom escritor e a autora passou isso para a escrita do livro - o que é incrível! Temos frases muito longas (mas que, incrivelmente, não são ambíguas ou confusas, nem tampouco cansativas) e uma estrutura de diálogos maluca. Desculpem-me, não tenho outra palavra para utilizar que pudesse passar a ideia corretamente. Em alguns momentos, o diálogo é marcado pelo nome do personagem que fala, seguido de dois pontos e daí sua fala. Mas em outros momentos a fala está simplesmente no meio do parágrafo, sem qualquer indicação. Como se fosse uma narrativa oral mesmo. É estranho, mas também é fascinante! E por mais inacreditável que possa parecer, o leitor não se perde no que é fala e o que é narrativa. Eu fiquei estarrecida ao perceber que eu compreendia exatamente onde estava a fala, onde estava o pensamento do autor, mesmo sem qualquer indicação.
O enredo do livro também é muito interessante. Cheio de mistérios que vão sendo revelados aos pouquinhos (que é exatamente do jeito que eu gosto, já que acho chato quando os autores juntam todos os mistérios e deixam para revelar tudo no último capítulo), o livro envolve o leitor na vida dos personagens criados por Egan. O Torreão é uma história original! Apesar de ter desconfiado de um pequeno detalhe do final, são tantas reviravoltas, tantos acontecimentos inesperados, que o livro conseguiu me surpreender e muito.
Eu só queria um pouco mais do final. Mesmo assim, acho que esse "não-contar" foi um toque de mestre! E um entretanto que se destina ao leitor é que não indico esse livro para que seja lido por pessoas que não estão ainda acostumadas a ler. Apesar de não ser extremamente complexo, o livro tampouco é simples e pode não ser devidamente aproveitado (e apreciado) por quem não tem o hábito da leitura, principalmente pela sua estrutura não convencional.
Jennifer Egan é uma autora que marcará seu nome nas páginas da história e não será esquecida com o passar dos anos, afinal de contas, é original, escreve super bem e consegue entreter o leitor com histórias divertidas. Eu sei que foi A Visita Cruel do Tempo que ganhou o tão desejado prêmio Pulitzer, mas O Torreão também é uma história incrível, que merece ser lida.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


33 comentários:

  1. Oi, Nanie! Q bom q gostou.
    Comprei este livro na FLIP e peguei autógrafo da autora. Adorei a Jennifer, mas ainda não li os livros delas. Estou super curiosa para ler este, soh do trechinho q a autora leu do livro na FLIP já me deixou super curiosa e deu pra perceber q eh mto bom. Espero ler em breve.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Daniela, eu amei o livro! Esse é o segundo que leio da autora e que me surpreende - incrível! Espero que a Intrínseca traga mais livros dela para o Brasil =D (Agora em Agosto a editora irá postar uma história em tweets, parece que vai ser bem legal)
    Ah, que invejinha de você >< Eu bem que gostaria de ter conhecido a autora e ainda ganhado um autógrafo em meus livros dela.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie
    Eu ainda não li nada dessa autora, mas essa resenha me deixou com a pulga atrás da orelha! rs

    Fiquei bem curiosa!
    Quero ler!


    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nanie, sua opinião sobre o livro a escrita, apesar de não ter lido, ainda, acredito que faz jus ao livro...
    Não crio expectativas em livros nem em filmes, pois, acredito que não se tem o que esperar. Como podemos saber antes de ler.
    Ai é que entra tb a questão da sinopse, impossível ter a mínima ideia do que realmente é a obra, com as sinopses que lemos por ai. (Estou falando dos filmes) desisti há muito tempo de ler.
    Dificilmente leio as sinopses dos livros. Estou a ler as suas, por achar super amoroso de sua parte, fazer uma sem ser a do livro.
    bjk

    ResponderExcluir
  5. OI Nanie!

    Ainda não li nenhum dos livros citados o.O

    Eita falta de tempo! kkkk

    Mas fiquei bastante interessada na história \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Fiquei curiosa...
    Vc gostou mais dele ou de A Visita Cruel do Tempo? (Não li também)

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o outro livro e vou lê-lo em breve e quem sabe esse também. Eu nem sei o que dizer do livro, mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Gente, que loucura. Ainda estou pra ler um livro dessa mulher, mas decidi que quero começar por "A Visita Cruel do Tempo" que tem um tema que gosto mais. De qualquer forma fiquei curioso com esse daí, que parece ter uma história dentro da história!


    Só fico com um pé atrás por causa da "falta de habilidade" do Ray para escrever. Tenho preconceito com esses livros que tem a escrita errada/torta/whatever (Tipo "Quarto" ou esse novo "Caminhos de sangue"). Tenho receio de começar a leitura e me irritar com essas coisas, mas até que saí só parece bagunçado rs


    Se eu gostar de A Visita, com certeza vou atrás desse.


    PS: As capas que o Brasil adotou (Nem sei se é a original) para os livros dessa autora são desanimadoras :-/

    ResponderExcluir
  9. Livia, eu gostei bastante dos dois livros que li da autora =D As histórias valem a pena ^^

    ResponderExcluir
  10. Orquídea, faz sentido mesmo... mas eu, ainda assim, sempre crio expectativas - não consigo me segurar!
    Eu confesso que também não sou muito de ler sinopses, já que hoje em dia posso contar com as resenhas - sempre costumo pular direto para a parte de opinião das blogueiras (por isso deixo a minha bem demarcada, acho que os outros gostam de fazer como eu ^^).

    ResponderExcluir
  11. Carla, eu gostei demais dos livros da autora! Um dia, se você der uma chance a eles, me diz o que achou =D

    ResponderExcluir
  12. Raphaella, esse livro é lançamento aqui no Brasil (embora já tenha saído há um tempinho lá no exterior).
    Olha, eu não sei de qual eu gostei mais... os dois são incrivelmente bons e bastante únicos, originais... eu gostei demais das duas histórias - a autora narra de uma forma bem diferente e cativante!

    ResponderExcluir
  13. Suellen, depois me diz o que achou - eu gostei dos dois =D

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanie!!
    Comecei a ler a sinopse e pensei: Que livro mais sem pé nem cabeça.
    Então fui lendo sua resenha e entendendo um pouco (ou talvez nada, kkk) do que o livro reserva.
    Fiquei muiuto curiosa e confesso que esse eu quero ler e descobrir se vou gostar tanto quanto vc.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Felipe, eu nem sei dizer qual dos dois gostei mais - eles são completamente diferentes, apesar de serem da mesma autora! Não apenas pelo tema, mas na maneira de escrever e tudo o mais...
    Pode ficar tranquilo quanto a falta de habilidade na escrita de Ray! Por mais que a autora deixe isso transparecer para o leitor, o livro é super bem escrito (não é como no caso de Diário da Princesa, onde a Mia escreve mesmo como uma garota de 10 anos [apesar de que ela tem 14] - mas acho que é a Meg Cabot que escreve mal mesmo). A escrita não é errada, nem torta, mas é um pouco diferente (só que é diferente em A Visita Cruel do Tempo também...). Tem frases bem longas e diálogos um pouco "bagunçados"... (em A Visita Cruel do Tempo, cada capítulo parece ter sido escrito por uma pessoa diferente - é genial).
    Estou curiosa para saber o que você vai achar da Visita ^^


    PS: Sabe que eu curto as capas brasileiras?! Acho simplesmente lindas *-* Mas eu sei que gosto de coisas que ninguém mais curte, às vezes >< hahahahaha

    ResponderExcluir
  16. Rê, é meio doido mesmo - e ainda mais complicado para explicar :) mas é muito bom - eu adorei o livro =D
    Se consegui conferir, depois me conta o que achou ^^

    ResponderExcluir
  17. Nanie, pela sinopse eu não gostei.... e sendo sincera mesmo depois da resenha, eu gostei, mas bem pouco, tão pouco ao ponto de não entrar na lista. kkkk
    Esse livro não é para o meu bico.
    Mas é bom saber que ela não despeja tudo de uma vez no final!!! =)

    ResponderExcluir
  18. Danielle, a sinopse não ficou lá grandes coisas mesmo...
    Mas se pela resenha você também não se interessou, talvez esse livro não seja mesmo para você. Aliás, acho mesmo que nem todo mundo vai gostar da Jennifer Egan - ela é uma autora bem diferente. Não tem romance, nem muita ação no livro...

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante!
    :D
    Tua resenha ta demais!
    Achei a capa estanha, lol, eu apaixonada por capas nao compraria!
    :D


    Selene Blanchard

    Modaeeu.blogspot.com

    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  20. Sthéfanie, eu adorei esse livro! Estou vendo todo mundo falando que não curtiu a capa... eu devo ser meio maluca mesmo, porque adorei!

    ResponderExcluir
  21. Hmm... :)Eu perguntei porque quero ler algum livro dela, mas não sei por qual começar ^^

    ResponderExcluir
  22. Ah, achei que era por isso mesmo, Raphaella! Acho que A Visita Cruel do Tempo é mais bacana para começar, consegue ser ainda mais diferente (será que isso existe?) - cada capítulo parece ter sido escrito por uma pessoa diferente ^^

    ResponderExcluir
  23. Oi Nanie!
    Você não e meio maluca não, eu também gostei da capa rsrsrs
    Eu tenho A Visita Cruel do Tempo mas ainda não li, O Torreão está na lista desde que vi que seria lançado, acredito mesmo que gostarei da leitura, vejo que você apreciou bastante e a autora realmente é boa!
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  24. Ah, Patrícia, que bom saber que não fui só eu que curti a capa =D
    Leia A Visita Cruel do Tempo, o livro é muito bom =)

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li os livros dessa autora, mas pelo seu cometário acho que é o tipo de livros que eu gosto. Alguns autores tem um estilo que é como se fosse uma marca registrada que você reconhece facilmente em seus livros, o que pode ser muito bom; mas outros escritores são capazes de se reinventar a cada livro e eu acho isso absolutamente fantástico. Os livros de Jennifer Egan já estão na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  26. Cris, eu só li dois livros dela, mas gostei dos dois!
    Eu gosto quando os autores têm um estilo próprio, mas fica chato quando parece que estamos sempre lendo a mesma história (para mim Dan Brown é assim). Acho o máximo quando o autor tem essa capacidade maravilhosa de se reinventar sem perder sua essência! Em A Visita Cruel do Tempo é ainda mais incrível essa versatilidade da autora, já que cada capítulo é escrito de uma forma diferente =D

    ResponderExcluir
  27. Faz tempo que quero ler A Visita Cruel do Tempo e eu nem sei o motivo...digo, até sei mas não sei se sei, entende? Mas então...esse livro me chamou a atenção também.
    Acho que a escrita complexa me chamou a atenção...gosto de coisas complexas, filmes como Triângulo do Medo (se não assistiu assista e entenderá...ou não) que você precisa ver diversas vezes pra entender ou no caso do livro talvez ler diversas vezes, não sei...
    Enfim, vou procurar (depois que terminar os meus atuais já que estava fazendo as contas e tá em R$ 600 até agora os livros que quero. =/ ) os livros da Jennifer assim que possível. =]

    ResponderExcluir
  28. Thiago, os dois livros da autora são incríveis! Ela escreve de uma forma muito cativante, e completamente diferente - vale demais a pena conferir as obras dela :)

    ResponderExcluir
  29. quando eu li a sinopse do livro fiquei intrigada e curiosa. Adoro livros assim com muitas reviravoltas. Quero ler por ser algo original, e diferente das minhas leituras usuais

    ResponderExcluir
  30. Thamires, é bem diferente e muito gostoso de ler =)

    ResponderExcluir
  31. Nanie, eu acabei de ler O torreão e adorei, teve um momento que estranhei um pouco. Depois do final da segunda parte parece que a história que ia tão bem sofre um corte, mas logo em seguida a autora conecta o que parece ser uma ponta solta e pronto, tudo faz sentido e a história acaba redonda, sem excessos e com aquele sabor que fica brincando na sua cabeça por um tempo se é que eu me fiz entender.

    ResponderExcluir
  32. Cris, o livro é incrível mesmo - eu também adorei! A autora consegue nos causar estranhamento, mas é de uma forma magnífica - ela escreve muito bem!
    Eu já sou fã da Jennifer Egan e fico esperando novos livros da autora! A partir do dia 20 a Intrínseca vai publicar, via twitter, um conto da autora - estou ansiosa para conferir =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥