domingo, 3 de junho de 2012

Private, de James Patterson e Maxine Paetro

Private, de James Patterson e Maxine Paetro
Arqueiro, 207 páginas
Private é resultado de uma parceria que, infelizmente, não deu muito certo.



Título: Private
Título Original: Private
Autor: James Patterson e Maxine Paetro
Tradutor: Débora Isidoro
Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 207
Série: Private - Vol. 1
Comprar Online: Submarino

Sinopse:
Jack Morgan passou por uma experiência traumática durante o tempo em que serviu o exército, mas agora isso é passado. Com o dinheiro que herdou do pai, ele reabriu a Private - uma agência de investigações. E tornou-a uma referência do ramo.
Agora ele está às voltas com três importantes casos: um serial killer está matando adolescentes - já foram 12 meninas e parece não haver um modus operandi, o que torna ainda mais difícil de descobrir o culpado; a esposa de seu melhor amigo foi assassinada e não há suspeitos além do marido; e a possível fraude nos resultados de jogos de futebol americano, que pode levar a liga profissional à destruição.
Jack e a Private precisam dar conta de tudo isso.

O que eu achei do livro:
Não, você não leu nada de errado nos dados do livro e nem na sinopse. São mesmo três casos em apenas duzentas páginas. Parece que isso vai dar certo? Não. E não deu mesmo.
Eu só havia lido um livro de James Patterson e não havia sido um policial (foi O Diário de Suzana para Nicolas, que eu adorei!), então estava bastante ansiosa para conhecer o autor nesse gênero. Infelizmente, Private não conseguiu me convencer.
A escrita é bem leve, com parágrafos bastante curtos, mas não é fluidia. Acho que isso se deve ao fato de que o leitor acaba não se prendendo à leitura, uma vez que há uma mudança constante entre os três casos. A história é contada em primeira pessoa por Jack, mas em terceira quando o personagem não aparece - o que eu achei bastante estranho.
Em alguns aspectos me lembrei de outros personagens de livros policiais que já havia lido quando lia sobre o Jack, mas ainda assim ele não conseguiu me ganhar. Ele tenta ser sarcástico, mas não chega aos pés de Myron Bolitar, ele é um pegador (afinal de contas, parece que já namorou todas as mulheres citadas no livro), mas não é charmoso como Mikael Blomkvist. No final das contas, Jack não conseguiu me convencer como um bom detetive.
O livro ainda tenta trazer à tona algumas questões sobre o passado do protagonista no exército, mas a questão ficou muito mal desenvolvida - e eu terminei o livro com várias dúvidas. Por exemplo, no caso do suposto serial killer não é dada explicação nenhuma para a falta de modus operandi.
Justine e Nora, a primeira uma agente da Private e a segunda uma policial, são personagens bacanas, mas não conseguiram salvar o livro.
A Arqueiro normalmente manda muito bem em suas revisões, mas dessa vez pisou na bola. Não que esteja muito ruim, mas deixou a desejar em vários pontos. E como a história estava fraca, esse ponto chamou ainda mais a atenção.
Enfim, Private tenta falar de muita coisa, mas acaba não falando de nada e deixando muito a desejar. Eu que sou fã de policiais, não gostei muito dessa história. A própria editora Arqueiro tem livros muito melhores a oferecer - como Dias de Chuva e Tempestade, por exemplo.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


32 comentários:

  1. Ainda bem que não pedi esse livro... rs


    Acho que vou voltar à série Clube das Mulheres Contra o Crime. O primeiro é legal, mas foi escrito só por ele.


    Não sei qual é a desses escritores americanos. Eles fazem sucesso, querem produzir muito e colocam outras pessoas pra escrever por eles ou com eles. Isso não tem jeito de que dá certo MESMO.

    ResponderExcluir
  2. Lilian, já li livros escritos em parceria que deram certo - é o caso de A Maldição da Pedra, por exemplo. Mas esse, definitivamente, não deu. Faltou tanta explicação... eles colocaram casos demais em um único livro - isso já não dava pinta de que ia dar certo desde o início... e não deu mesmo.


    Não me lembro se foi mesmo a Hérida, mas já ouvi gente que leu mais livros dessa série Clube das Mulheres Contra o Crime e gostou bastante - tenho muita vontade de ler essa série ^^


    Menina, não sei que ideia é essa, mas eu não curto muito não. Acho que fica pior é para o autor mesmo - o nome dele está ali, afinal de contas, né?!
    Fiquei triste pelo livro ser fraco - eu estava ansiosa para ler um policial do autor, que é aclamado nesse gênero...

    ResponderExcluir
  3. Humn... Gostei não :S
    Até desanimei.


    Acho que vou desistir do James Patterson. A série que mais me interessou dele, O Clube das Mulheres Contra O crime, teve um começo tão fraquinho que não sei se quero continuar, esperava mais dele, sou mais o Harlan Coben. E mesmo amando os livros do HC não vou muito com a cara do Myron Bolitar, ou seja, esse Jack aí não iria passar no meu teste rs Na minha opinião, protagonistas não deveriam fazer muita graça em suspenses policiais u.u


    Achou estranho esse esquema de 1º e 3º pessoa? Alguns livros do Harlan Coben são assim e deram certo. Deve depender do protagonista (que não pode ser um mala, né?) e também da trama.


    PS: Nunca vi uma má revisão na Arqueiro o.O

    ResponderExcluir
  4. Felipe, desanima ainda não... só não pega a série Private >< hehhee
    Eu estava postando a minha resenha no Skoob agora e vi outras pessoas que gostaram bastante, mas ainda assim acho que você não gostaria - nenhuma questão é bem desenvolvida e explorada...
    Sério que não gosta dessa série Clube das Mulheres Contra o Crime? Eu nunca li, mas já vi tanta gente que gostou que tenho vontade de conferir.
    Ah, eu adoro um detetive cheio de gracinhas - tenho que confessar! Mas quando ele sabe fazer isso, né?! Jack parece aquele tipo de pessoa que quer ser engraçada, mas não consegue...
    Não... o que eu achei estranho não exatamente o esquema de 1ª e 3ª pessoa - já vi outras vezes e não estranhei... eu estrei esse esquema nesse livro! Não sei explicar exatamente o porquê, mas em vários momentos eu achava que o narrador em 3ª pessoa era o próprio Jack (mas como assim ele seria onisciente?!) e foi isso que causou o estranhamento. Só que isso foi mais uma impressão minha - não sei se é assim realmente >< hehehe


    Também nunca tinha visto uma revisão que deixasse a desejar na Arqueiro! Não está muito ruim, como eu apontei na resenha, mas tenho medo de que piore e por isso citei! Gosto demais do cuidado da Arqueiro com seus livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanie!
    Nossa, fiquei impressionada com sua resenha de Private. Eu já li dois livros policiais do James Patterson, 1º a Morrer e 4 de Julho, da série Clube das Mulheres Contra o Crime e achei os dois maravilhosos, principalmente 1º a Morrer, mas já li que os outros da série tb são muito bons. E tb vi q a série Alex Cross tb é incrível. É uma pena mesmo que esse livro tenha deixado tanto a desejar e não convencer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa Nanie, vc não gostou mesmo do livro?
    Estava com tanta expectativa por Private. Eu estou acostumada aos livros de Patterson, geralmente eles são curtos e pouco aprofundados mesmo, porém muito divertidos.rsrs
    Olha...talvez vc deva ler outras séries do autor, Clube das Mulheres contra o Crime e Alex Cross são minhas preferidas. Eu adoro, mesmo sendo policiais curtinhos.
    Já assistiu aos filmes Beijos que Matam e Na Teia da Aranha com o Morgan Freeman? Ambos são adaptações de livros da série Alex Cross. Excelentes.
    Desiste do Patterson, não. Me doi o coração, pois sou fã do cara. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada dele, ainda queor ler o livro do Diário e os policiais dele, mas acho que esse não leio não...



    Beijo,Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  8. Rose, eu realmente não gostei de Private, mas tenho muita vontade de ler essa série Clube das Mulheres Contra o Crime!

    ResponderExcluir
  9. Hérida, me assusta um pouco você dizer que são sempre pouco aprofundados... se for como em Private, eu não vou gostar mesmo - porque deixou coisas demais em aberto...
    Mas eu ainda tenho muita vontade de ler mais livros do autor - só não vão ser da série Private ><

    ResponderExcluir
  10. Lariane, o Diário é ótimo - eu achei muito bom mesmo!
    Também tenho vontade de ler outros policiais do autor.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito dos livros do Patterson, já li 4 livros do autor 2 da série Alex Cross e 2 do Clube das Mulheres Contra o Crime. Private deve ser uma das minhas próximas leituras, li uma resenha bem entusiasmada com o livro, mas acho que vou ter que ler pra tirar minhas próprias conclusões.


    A narrativa ora em 1º ora em 3º pessoa pode ser encontrada em outros livros policiais do autor, o Harlan também faz isso, não é algo que me incomoda, mas acho que é bem relativo e depende do contexto da obra.


    Talvez as questões que ficaram em aberto sejam preenchidas nos próximos volumes da série.


    http://sempre-lendo.blogspot.com.br/



    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  12. Juan, eu tenho muita vontade de ler os livros da série Clube das Mulheres Contra o Crime! Eu também li uma resenha bastante entusiasmada com o livro, uma pena não ter gostado tanto quanto essa outra pessoa.


    Eu já vi vários livros com essa narrativa alternada... ela me incomodou especificamente nessa obra. Como expliquei para o Felipe Fagundes, me parecia que era o próprio Jack que estava contando as partes em 3ª pessoa também, como um narrador onisciente - e isso foi o que efetivamente me incomodou.


    Algumas coisas que ficaram em aberto podem até ser tratadas nos próximos livros da série, mas no que concerne aos casos, acho que não. E de qualquer forma sou da opinião de que um livro deve se manter, sendo parte integrante de uma série ou não.


    O caso é que eu não consegui gostar dessa história >< Espero que para você seja diferente.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanie!!! eu só li um livro do Patterson e não gostei : (
    Apesar de todos adorarem o personagem Alex Cross, eu realmente não consegui me identificar. E isso me deixou com o pé meio atrás com o autor. Não tinha me interessado em ler e depois da sua resenha, não quero mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Rê, quando não gostamos de um livro do autor fica mais complicado pegar outros depois, né?! Felizmente, eu já li outro livro do Patterson que gostei muito, então vai ser bem fácil pegar outro livro do autor - e espero gostar ^^

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanie!

    Sério que o livro é assim?
    Estou ele aqui em casa para ler....

    Agora não sei se pego ele para ler....

    Vou esperar mais um pouco kkkkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Carla, pois é, para mim foi assim >< heheh mas já vi resenhas positivas - quem sabe você não gosta, né?! Quero muito saber a sua opinião - depois me conta!

    ResponderExcluir
  17. É isso mesmo Nanie! Fico com medo de pegar outro e tb não gostar e tem TANTOS livros que quero ler que tenho medo de desperciçar meu tempo.

    ResponderExcluir
  18. Rê, pior que é mesmo... hahah o melhor que fazemos é escolhermos os livros que têm mais a ver conosco!

    ResponderExcluir
  19. Nanie, não seria leVar, nesse trecho: que pode legar a liga profissional à destruição. ???
    Quanto a resenha:
    Sério que esse é ruim... uffa que alívio... eu olhei ele na livraria ontem, mas por alguma razão eu larguei lá mesmo... hahaha
    Seria terrível até pq depois de ler Viva para contar, ia acabar sendo uma decepção ilimitada!!!
    Ele quis fazer muito e acabou pouco... tadinho... tb vi esse Diário de Suzana para Nicolas e gostei da capa...

    ResponderExcluir
  20. Nossa que anti climax!
    ;D
    Deve ter cido ruim mesmo!
    ;D
    nao vai pra minha lista nao.
    beijos
    Selene Blanchard

    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM
    PROMOÇÃO COM BlackBerry, E OUTRAS ESPECIAIS

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  21. Danielle, seria sim :) Muito obrigada - já consertei!
    Bom, eu não gostei - achei as questões pouco desenvolvidas, os personagens mal explorados... enfim, não me conquistou. Mas tem gente que curtiu!
    Viva para Contar é tão bom assim?! Ainnn, preciso ler logo *-*


    O Diário de Suzana para Nicolas eu indico - é um drama lindo e uma história comovente!

    ResponderExcluir
  22. Sthéfanie, infelizmente o livro não conseguiu me ganhar :(

    ResponderExcluir
  23. Tem fãs dele que já nem leem mais - nos EUA mesmo - porque não sabem mais o que é dele e o que é de outros autores. Triste mesmo. Preferia poucos e bons livros do que essas coisas medianas a toque de caixa. =/

    ResponderExcluir
  24. Nossa, Lilian, não sabia disso - mas faz muito sentido!
    Afinal de contas, quanto nesse livro será que foi escrito pelo Patterson? Não sei dizer...
    Como você, eu preferiria ter pouquíssimos livros por ano, mas que fossem realmente bons.
    É uma pena que o lado comercial fale mais alto ><

    ResponderExcluir
  25. Hum... Nem sei o que escrever. Eu não sou fã desse gênero policial, acho que foi uma decepção que tive num livro lá do passado. Quem sabe um dia eu volte a ler esse gênero.

    ResponderExcluir
  26. Suellen, se você já não é fã do gênero, eu realmente não indico começar com Private não...
    Quando você decidir voltar a ler policiais, tente achar um que tenha algo a ver com suas preferências literárias! Daí a chance de que você curta a história é bem maior ^^

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei muito desse livro, + como vc disse, só tinha lido do autor 'O diário de Suzana para Nicolas', ainda não li suas outras séries policiais. Gostei desse pq tem ação, vários casos, uma super equipre. Como vc lê bastante livros policiais tem uma base de comparação melhor que a minha. O que me incomodou um pouco foi a narrativa, ora Jack ora alguém da equipe. Enfim, recomendo esse livro :)

    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  28. Naty, pois é... eu vi sua resenha e vi também que gostou bastante :) Aliás, quando falo nos comentários que vi outra resenha em que alguém tinha gostado bastante da história, estou justamente falando de você ^^
    Livro é assim mesmo: uns gostam, outros nem tanto. Eu gosto mais de policiais com um só caso, mas que é bem desenvolvido, mostrando como chegaram lá e explicando os porquês e fico ainda mais satisfeita quando alguma coisa da vida do "detetive" protagonista entra em cena também. Em Private, os autores até tentaram colocar fragmentos da vida de Jack na história, mas, a meu ver, acabaram não sabendo utilizá-los...
    Eu também ainda não li as outras séries policiais do autor... dele só li mesmo O Diário de Suzana para Nicolas, que amei!

    ResponderExcluir
  29. :) Tb amei, já viu o filme? Pena que não é bom qto o livro :(

    Normal, uns gostam, outros não.

    Bjs lindinha.

    ResponderExcluir
  30. Ah, não vi o filme, Naty... mas me apaixonei pelo livro!


    Sabe que acho que isso é uma das coisas mais incríveis - ver as diversas opiniões sobre uma mesma obra *-* Adoro ver os motivos que levaram a pessoa a pensar tão diferente de mim =D

    ResponderExcluir
  31. Nossa que triste. Mas pode ser que este seja o livro mais fraco do James Patterson né? Na verdade eu nem sei se curto os livros dele porque ainda não li nenhum, no entanto vejo tantos elogios ao autor que tal justificativa pareceu plausível.
    Anotado, quando for ler um policial do Patterson eu certamente não começarei por Private.
    Semana de leituras difíceis hein? Melhor sorte para esta semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Nani, é o que eu espero! O outro livro que li do autor não era policial, mas adorei!
    Pois é... eu que costumo ter um dedo bom para escolher os livros que lerei, tenho dado azar ultimamente...

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥