terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Motivo, de Patrick Ness



Título: O Motivo
Título Original: The Knife of Never Letting Go
Autor: Patrick Ness
Tradutor: Marcelle Barros Soares
Editora: Pandorga
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Publicação: 2008
Nº de Páginas: 437
Comprar Online: Saraiva
Série: Mundo em Caos - Vol. 1


Sobre o livro:
Todd Hewitt é apenas um garoto de doze anos. Mas daqui a um mês ele completará treze - o que significa que será, finalmente, um homem!
Como o último garoto de Prentissburgo, ele já não tem mais amigos - nenhum dos homens quer ser amigo de um garoto. E não há muito o que se fazer sozinho, além, é claro de todas as obrigações na fazenda - onde ele vive com Ben e Cillian.
Não há mulheres em Prentissburgo - elas morreram quando os Spackles liberaram o vírus durante a guerra.
Ops... me adiantei.
Prentissburgo fica no Novo Mundo. E quando os humanos chegaram aqui - já havia alguém - os Spackles. E, então, os humanos tiveram que lutar contra os terríveis Spackles. E esses monstros criaram um vírus - um vírus que matou todas as mulheres do Novo Mundo. E não apenas isso, o vírus também fez com que o pensamento dos homens pudesse ser ouvido. E assim, Todd viveu toda a sua vida compartilhando seus pensamentos e escutando os pensamentos dos demais homens - o barulho que eles chamam de Ruído.
Essa é a vida de Todd e essa é a verdade que ele conhece.
"Não existe o silêncio. Nem aqui, nem em nenhum outro lugar. Nem quando você está dormindo, nem quando está sozinho, nunca."
Até aquele dia no pântano - quando ele encontra um vazio. Um espaço que não tem Ruído algum - nem de homem, nem de objetos, nem de nada. Um vazio completo.
Não deveria existir um vazio.
A verdade que Todd sempre conheceu não era realmente a verdade. E agora ele terá que fugir para salvar a sua vida.

O que eu achei do livro:
Esse é um livro impressionante!
"Se você acreditava que não existia nada realmente original na área de ficção especulativa, especialmente com relação à literatura juvenil, este livro lhe fará rir, chorar, vibrar e, posso garantir, devorá-lo em pouco tempo." - nota do editor
Patrick Ness é um verdadeiro artista! Utiliza uma linguagem simples, porém completamente diferente de tudo o mais que eu já li na vida. Ele escreve de uma maneira que tenta passar a impressão de estamos escutando os pensamentos de Todd - que não é um menino com grande nível educacional. Ele consegue fazer com que realmente consigamos sentir como se estivéssemos dentro da cabeça de Todd. As cenas de ação são as melhoras - porque não há ponto, só muitas vírgulas e "e"s. É impressionante a maneira como o autor consegue conduzir sua narrativa - fazendo com que a leitura seja bastante diferente, mas ainda assim muito agradável!
"A gente arruma as sacolas rapidamente. A gente consegue se esconder no meio de algumas árvores entre a estrada e o rio. A gente não se atreve a atravessar a estrada e, com o rio atrás da gente, um monte de gravetos caídos é o melhor que a gente vai conseguir para se esconder. A gente junta nossas coisas e se agacha atrás das árvores."
Esse parágrafo nos dá uma ideia de como é a narrativa que o autor impõe - graciosa! Mas em cenas de ação mais forte, que eu não ousei transcrever para não estragar a surpresa - essa narrativa fica ainda mais dinâmica, ainda mais realista. Quase suamos junto com o personagem - de medo, apreensão e cansaço físico. Este é um daqueles livros que conseguem realmente nos transportar para a pele do personagem, nos fazendo viver cada passagem como se fôssemos os protagonistas.
Todo o mundo criado por Patrick Ness também é incrível - inovador, surpreendente, assustador! E como vemos a história do ponto de vista de Todd, que não teve uma educação adequada, não sabemos grandes coisas sobre esse lugar. E vamos descobrindo aos pouquinhos, junto com o protagonista!
O livro foi nota dez até o penúltimo capítulo - bom além do imaginável. Mas o último capítulo é tão surpreendente, cruel, realista e detestável que eu não consegui manter a nota dez, em protesto. O único ponto negativo do livro é que ele não tem um fim definido - é daquele tipo de série que você quase morre para ter logo a continuação em mãos. Portanto, espero que a Pandorga não demore para lançar o próximo volume - porque eu preciso mesmo.
Aliás, falando da editora, acho importante salientar o belíssimo trabalho feito nesse livro! Adorei a forma como foi feita a tradução - tentando, ao máximo, manter a essência da narrativa do autor. A revisão está muito boa também. Só não entendo essa capa e o título. O título não tem nenhuma ligação com a história - ok, tem alguma ligação, mas não tanto quanto no caso do título original (difícil de ser traduzido, eu entendo, mas poderia ser adaptado). A capa é um caso a parte. Poderia ser excelente, mas não se encaixa com a proposta do livro. Não concordo que o livro seja um YA, acho que ele está mais para infanto-juvenil (na faixa dos 13-15 anos, talvez). E para qualquer um dos dois públicos, a capa simplesmente não encaixa. Com o título pouco instigante e a capa indo pelo mesmo caminho, esse é um livro que dificilmente me chamaria a atenção ao passar por uma livraria. O que é uma pena - porque a história é maravilhosa e precisa ser lida. A capa original, entretanto, é muito melhor - contém elementos preciosos da história, como a faca e o Ruído (clique aqui para ver essa capa). Espero que numa segunda edição a editora troque a capa - porque o livro merece algo melhor, que chame mais atenção do seu público!
Uma leitura inovadora, diferente, ganhadora de vários títulos e super agradável, O Motivo é maravilhoso!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 

18 comentários:

  1. FabricaDosConvitessábado, 19 novembro, 2011

    Acho a capa deste livro horrível, mas ele parece ser muito bom. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que já nem acho tããããão horrível assim >< hehehehe Mas concordo que não é uma capa maravilhosa.... A história, entretanto, é linda demais!

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver mesmo essa capa e esse titulo. Sempre via esse livro nos sites, mas ele nunca me chamou atenção. Até que um dia parei para ler uma resenha e... surpresa. A história parece ser muito interessante mesmo. Mundo muito estranho esse da história, ein? Sem mulheres e onde todos os pensamentos são ouvidos? Fiquei muito curiosa. Vamos torcer para uma segunda edição um pouco mais decente pelo menos para a capa... 

    (:

    ResponderExcluir
  4. Que bom que a resenha te interessou =D Esse é um livro muito bom! Eu não fazia ideia do quanto a história seria maravilhosamente perfeita \o/

    ResponderExcluir
  5. Depois que li sua resenha me interessei pelo livro, antes não me interessava nada nada(a capa é péssima e o título não me agradou rs)
    Vai ser uma das minhas próximas compras hihihi

    ResponderExcluir
  6. Acho que é essa capa... todo mundo fala isso ><
    Simplesmente não sabem o que estão perdendo... pois é uma história intrigante e muito bem construída =D

    ResponderExcluir
  7. Desde que vi o livro, não me interessei. Passei por aqui para comentar nas resenhas e resolvi ler a sua  e me surpreendi...Não esperava uma história interessante. Vou anotar a dica.
    Bjos!!!@sentilivros

    ResponderExcluir
  8. Uau!!! que resenha apaixonante!!! Eu lembro quando a Pandorga mostrou a capa deste livro no Twitter, eu gostei mas não entendi do que se tratava o livro, a principio não me chamou a atenção, mas há poucos dias, li uma resenha que falou muito bem do livro e comprei, agora com a sua resenha, que me deixou sem fôlego ;), tenho certeza que vou ler logo logo!
    Bjs
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  9. É um mundo muito diferente! Não dá para falar muito para não contar spoilers... mas o autor foi super feliz ao criar o enredo e os personagens =D
    Só mesmo a capa e o título que não ficaram legais, pois a editora fez um trabalho muito esmerado no interior do livro - tanto na tradução e revisão quanto na diagramação - ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. Uau! sem mais a acrescentar!
    Dica super anotada!

    ResponderExcluir
  11. Querida, espero que a aproveite bastante a estada na casa de sua mamãe - é sempre uma delícia esse tipo de visita =D 
    Seus comentários são sempre muito bem-vindos e ainda mais apreciados por mim ^^ Mas não precisa se preocupar não >< heheheheh

    Esse livro é muito diferente de tudo o mais que eu já tinha lido - e é maravilhoso!
    Eu também sou do tipo que compra livros só por causa de uma capa bonita ou de um título intrigante... é por isso que acho que esse livro merecia uma capa (e um título) melhor =D 

    ResponderExcluir
  12. Ei Nanie...

    Amiguinha antes de mais nada desculpa a demora pra ler e comentar a resenha. Estou na casa da minha mamis e fica meio dificil ficar muito no pc e comentar e ler resenha correndo pra mim não é interessante. Sei o qto dá trabalho para vc escreve-las.

    Bom, adorei a resenha do livro, vc realmente conseguiu me deixar curiosa então dica anotadissima. Concordo com vc no tocante a capa e titulo. Sei como é pq sou uma das leitoras que muitas vezes se interessa por um livro atraves de titulo e capa. Nem sempre tenho sorte mas né? rsrs

    Louca pra conhecer a estoria de Tody. Adoro qdo o autor consegui nos 'puxar' pra dentro da estoria, do personagem \o/ isso as vezes maltrata o meu coração mas né? Eu ate que gosto kkk

    Beijos querida e parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  13. Nossa Nanie! Que bom que eu li a sua resenha! Porque, por mim, eu nunca chegaria perto desse livro justamente por causa da capa e do título. Eu achei, todo esse tempo, que fosse algo tosco ou de auto-ajuda, sei lá, com uma dessas a imaginação flui, né?! hahaha
    Mas agora que se revelou um completo engano, pretendo ler sim! Quero descobrir que raio de mundo é esse criado pelo autor e qual é o final tenebroso que você descreveu. Estou curiosíssima!!!!!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  14. Apesar da capa, o livro é perfeito!!!! Para quem gosta do assunto "distopia", precisa ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  15. Também não gostei da capa...mas a história me parece legal,mas também não o colocaria no topo da minha lista,não me interessaria nem um pouquinho por ele sem ler sua resenha,vc sabe lidar com as palavras.Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Realmente: a capa original é muito melhor. Quanto ao título, tenho ainda que ler a história para poder opinar. Muito interessante a proposta do livro. Eu dei mais valor ainda a ele quando assisti ao booktrailer. Adorei!
    Eu gosto e não gosto ao mesmo quando um livro termina como se fosse apenas mais um capítulo. Tudo depende muito do enredo. Vamos ver...

    ResponderExcluir
  17. A capa original é muito bonita e tem muito mais a ver com a história!!! Com certeza a editora não conseguiu os direitos autorais da capa para poder lançar aqui no Brasil e teve que fazer outra, mas eu não gostei muito do resultado - principalmente porque a capa não consegue atingir o público alvo do livro!
    O livro é muito bom!!! Eu quero muito a continuação!
    Ah, não... eu nunca gosto quando o livro termina como se fosse mais um capítulo... eu gosto quando tem um fim, mesmo que deixe algumas pontas soltas para as continuações...

    ResponderExcluir
  18. A capa original é muito bonita e tem muito mais a ver com a história!!! Com certeza a editora não conseguiu os direitos autorais da capa para poder lançar aqui no Brasil e teve que fazer outra, mas eu não gostei muito do resultado - principalmente porque a capa não consegue atingir o público alvo do livro!
    O livro é muito bom!!! Eu quero muito a continuação!
    Ah, não... eu nunca gosto quando o livro termina como se fosse mais um capítulo... eu gosto quando tem um fim, mesmo que deixe algumas pontas soltas para as continuações...

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥