domingo, 9 de outubro de 2011

Julieta Imortal, de Stacey Jay



Título: Julieta Imortal
Título Original: Juliet Immortal
Autor: Stacey Jay
Tradutor: Patrícia Dias Reis Frinesi
Editora: Novo Conceito
Ano da Edição: 2011
Nº de Páginas: 237
Comprar Online: Saraiva


Sobre o livro:
O que você sabe sobre a história de Romeu e Julieta?
Não venha me dizer que acredita naquela versão contada por Shakespeare... aquela versão não é exatamente verdadeira. Aquela é só uma versão inventada, contada por Romeu, que serve a seus propósitos escusos. Julieta nunca teve a oportunidade de contar a sua versão do que aconteceu naquela época. Mas é claro que não... sua versão não é tão bonita.
"Aquela peça horrível. Aquela desprezível e mentirosa peça que ele ajudou Shakespeare a escrever centenas de anos atrás, quando distorceu nossa história para que ficasse de acordo com os seus interesses. Funcionou bem demais. A eterna tragédia de Shakespeare cumpriu seu papel ao favorecer os ideais dos Mercenários, trazendo glamour à morte, fazendo com que o ato de morrer por amor fosse considerado de extrema nobreza, embora nada tenha se favorecido de verdade. Tirar uma vida inocente, em uma tentativa desesperada de provar o amor ou por qualquer outra razão, é um grande desperdício."
Romeu traiu Julieta. Traiu o amor dos dois. Causou a morte da mulher que acreditava em seu amor.
Mas ela conseguiu uma nova chance. Enquanto Romeu se juntou aos Mercenários para destruir casais apaixonados, Julieta se juntou aos embaixadores, para conseguir ajudar os mesmos casais apaixonados e nutrir a luz.
"Por um momento, tenho vontade de saber como será a nova aparência de Romeu, mas logo vejo que não vale a pena. Velho ou jovem, gordo ou magro, preto, branco ou verde: o inimigo é sempre o inimigo."
E assim, após sete séculos, os dois são inimigos implacáveis, que lutam em lados opostos.
Romeu quer destruir o amor, Julieta quer salvar o amor. Se vingar de Romeu. E seguir em frente. Ela só não sabia que poderia sentir novamente algo tão forte quando o amor que sentira por Romeu a tantos anos. O que ela deverá fazer agora?

O que eu achei do livro:
Não sou fã de mashups... não curto que mexam nos meus clássicos amados e os transformem em baboseiras sobrenaturais sem sentido. É isso o que sempre pensei. Fui preconceituosa assim mesmo. Porque, na realidade, eu nunca havia lido um livro desse tipo. Mas Julieta Imortal não mexe com o clássico de Shakespeare - ele continua sendo o mesmo, só não é a verdadeira versão do que aconteceu. Talvez por não mexer no clássico, eu tenha gostado desse livro, gostado tanto desse livro. E, mais do que isso, a história se passa nos dias atuais. Romeu e Julieta, o clássico, continua intocado. Julieta Imortal só veio contar a verdadeira história - aquela que não nos foi contada.
Ao iniciar o livro, quase podemos esperar que Julieta e Romeu continuem, durante toda a história, o casal apaixonado que sempre conhecemos. Talvez o casal de namorados mais famosos de todos os tempos.
"É romântico, um sonhador, e não tem medo de se entregar. É valente e corajoso, e eu o amo por isso. Desesperadamente. O amor que sinto me deixa sem ar. É como se morresse e renascesse sempre que olho em seus olhos ou passo meus dedos trêmulos por seus cabelos."
Mas ela logo descobre que o seu amor a trai por motivos que não consegue entender. E se torna uma imortal, tentando ajudar casais apaixonados. Mas ela é uma pessoa amargurada.
"Não faz tanto tempo que eu era assim, jovem e ingênua, pronta para acreditar em garotos bonitos e no amor eterno.
Mas aprendi a lição. Para mim, apenas a vingança é eterna."
Julieta é uma personagem chata. Não tem como gostar de uma garota que só reclama o tempo todo. Que só vê o lado ruim de tudo. Mesmo que ela faça de tudo para ajudar Ariel - a garota dona do corpo onde ela habita por alguns dias (o quê? Você não entendeu o que eu quis dizer? Então leia o livro e descubra!). Não vou explicar o que é ser um Embaixador em pormenores, nem como isso funciona. Basta apenas saber que Julieta é um deles e que tenta ajudar as almas gêmeas a se unirem. Essa é a missão dela. E Romeu é seu inimigo. Ela o odeia. E está sempre lutando contra ele.
"Ela lutará pela luz, e ele pela escuridão. Lutando por séculos pela doce centelha do amor. Sempre que duas almas se amarem de verdade, vocês os encontrarão, a corajosa Julieta, e Romeu, o desertor."
Mas durante essa luta, algo inesperado acontece. E isso vai mudar tudo.
Não consigo gostar muito desse amor que nasce do nada e já é mais forte do que tudo apenas em um instante. Sou um pouco cética. Gosto mais daquele amor que é cultivado - que cresce aos poucos. Nessa história você irá encontrar amor do primeiro tipo - praticamente amor à primeira vista. Esse, para mim, é o único ponto negativo do livro. Esse amor sem limites nascido do nada - algo que não consigo realmente entender.
A linguagem do livro é bem simples e contemporânea. Uma leitura rápida, agradável e simples. Stacey Jay conseguiu aproveitar um bom clássico sem realmente mexer nele. E foi exatamente isso que me agradou. Porque ela não mexeu em nada na história que já conhecemos, apenas explicou por que ela não era, no final das contas, uma história verdadeira.
Confesso que não esperava tanto desse livro... achei que seria uma leitura morna e sem graça. Ainda pensei que iria detestá-lo por modificar uma história que eu já conhecia e gostava. Mas não foi bem isso que aconteceu. Aliás, não foi nada disso.
Julieta Imortal é um livro muito gostoso de se ler! Conheça a maior história de amor de todos os tempos - dessa vez, da maneira como ela realmente aconteceu.
"O amor não é um incidente isolado [...]. O amor está em qualquer lugar. Sempre esteve. Você apenas precisa escolher a luz em vez da escuridão, o sol em vez da chuva."

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 

31 comentários:

  1. Ah, eu estou realmente curiosa pra pra ler, as resenhas que li dele estão me deixando com vontade de ler. Acho que posso realmente gostar, apesar de não ser fã de romances.

    http://www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  2. É um livro muito bom =D Mas é para quem gosta de romance ^^

    ResponderExcluir
  3. Nanie. Eu tava Super pé atrás com esse livro tbm. Uma indecisão horrivel se iria ler ou não. Mas depois da sua resenha, fiquei mega curiosa. Parabéns. Vc foi a única que conseguiu me convencer a ler esse livro. :) Parabéns pelo seu blog. Culpado em fazer minha lista de livro crescer, crescer. \o/ Bom demais. bjin 

    ResponderExcluir
  4. hahah Obrigada, querida =D
    Esse livro é surpreendentemente bom!!! Você, com certeza, vai apreciá-lo!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, parabéns pela resenha; adorei. Vi esse livro e li
    algumas resenhas que me deixaram encantada; logo inclui esse livro em
    minha lista; mas as opniões de quem leu são bem diferentes. Uns amaram e outros odiaram; Eu sou super fã de Shakespeare, desde qndo assisti a uma versão antiga de
    Romeu e Julieta na tv; lembro que eu deveria ter uns 13 anos e chorei
    horrores. Desde então lia todos seus trabalhos. Não sei qnto a essa historia pq ainda não li, mas como disse esta na minha lista e espero ler logo.

    ResponderExcluir
  6. Malucky, acho que a melhor coisa em blogs literários é justamente poder acompanhar a opinião de diversas pessoas, o que acaba nos trazendo opiniões bastante divergentes =D
    Eu sou do tipo que adora Shakespeare e ama os clássicos... e sempre fico morrendo de medo quando vejo uma releitura, justamente por medo que eles atrapalhem os clássicos...
    Julieta Imortal não fez isso, mas tampouco é fiel ao clássico de Shakespeare. Digamos apenas que a autora se utilizou de uma técnica para justificar o porquê de sua história ser completamente diferente da contada pelo dramaturgo inglês.
    De qualquer forma, eu gostei bastante do livro e espero que você também goste =)

    ResponderExcluir
  7. A única coisa que gostei desse livro até agora foi a capa. Não gosto do clássico Romeu e Julieta por motivos diversos, é quase ódio, sabe? :/ 
    Então, se esse livro conta "como realmente aconteceu" talvez eu até goste dessa história, mas ainda não senti nenhuma vontade de lê-lo, embora depois ler sua resenha tenha despertado mais minha curiosidade. :)

    ResponderExcluir
  8. Hahhah também tenho esse problema de ter muitos livros pela frente ><
    Mas esse é um "problema" que muito me agrada =D
    A capa é linda e a história também ^^

    ResponderExcluir
  9. Acho a capa maravilhosa, to um pouco curiosa pra ler, mas só um pouco! rs
    Tenho mtos ainda pela frente
    Bjinho Nanie

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da história! Louca pra ler.

    ResponderExcluir
  11. Já estava com vontade de ler esse livro, e a sua resenha me deixou empolgada, confesso >.< 

    ResponderExcluir
  12. Hahahahaha Essa história do skoob me fez rir >< hhehehe
    Ele é bem pequeno mesmo e dá para ler rapidinho... 

    ResponderExcluir
  13. Olá Nanie!! Tudo bem??
    Parabéns por esta resenha, está ótima (assim como todas que você escreve) =D
    Eu já tinha lido sobre esse livro antes, e também não tinha me animado, por conta do mesmo medo que você.
    Confesso que sou do tipo romântica e não gosto quando mexem em casais que inicialmente eram apaixonados.
    Devo confessar também que ainda não estou com muita vontade de ler não. O tema e a ideia da história não conseguiram me agradar e nem me deixar curiosa =/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanie!
    Esse livro não me chamou atenção. Pode até ser legal, mas para mim, parece dispensável. Tenho tanta coisa p/ ler, que não me animo a ler histórias apenas recontadas de uma forma diferente. rsrs
    BJs

    ResponderExcluir
  15. Estou pensando em ler esse livro, mas nunca fui fã de clássicos alterados também. Pouco ou muito. Acho que sou mais radical... Não sei talvez por ser pequeno pego ele e termino numa tacada só, mais pela curiosidade. Já ouvi falar bem e mal então nem serve de referência. ótima resenha, coencidência ou não a li mais cedo no skoob e até achei estranho pensando que você tinha sido plagiada, mas ai lembrei que foi no skoob e era você mesmo. estranhas coencidências...

    ResponderExcluir
  16. De pacífico não tem nada >< Mas ainda assim é uma história bem bonita =D

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie!
    Estou louca para ler esse livro, tema sobrenatural, mesclando um clássico, me deixou extremamente curiosa, ainda mais porque Romeu é (ao que parece) o badboy da vez. Uma pena que não tenha "acabado" da forma "pacífica" como Shakespeare escreveu e seja algo muito mais ligado a vingança e ressentimento. Mesmo assim, espero ansiosamente para poder ler! ;)

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  18. Ei Nanie...

    Amiguinha vc conseguiu me deixar louca com essa resenha. G-zuis amado o.O pq fui levada a achar que esse livro tem um ladinho 'Ghost' heim? OMG eu preciso mesmo ler aaaaaaaaa OTIMA resenha amiguinha, beijão

    E ah... gente essa capa de livro esta um luxo heim? Ameiiiiii d+

    ResponderExcluir
  19. Ah, esse livro parece ser tão bom! Adorei a resenha e é sempre bom ler algo diferente do que estamos acostumados. Neste caso, um clássico que ganha uma nova versão *-*

    Beijos,Thais P.http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu já queria ler este livro pela capa, agora a sua resenha fez com que queira muito ler, minha listinha de Natal cada dia aumenta ++++++++

    ResponderExcluir
  21. Opa, bom saber que não estragaram o clássico.
    Mas devo confessar as vezes é bom imaginar um final extraordinário para um livro tão lindo e triste como R&J.

    AMEI SUA RESENHA, AGORA ANSIOSA PARA LER O MEU!

    ResponderExcluir
  22. Eu também fiquei um tanto apreensiva...
    mas sem razões =D O livro é divertido!

    ResponderExcluir
  23. Ha...eu tbm não sou muito fã desses mashups, tanto que quando chegou para mim, fiquei com medo de ler...rsrsrs...apesar de curiosa*-*. Mas sua resenha me deixou mais tranquila... Adorei!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  24. Achei tão mirabolante quanto qualquer outro livro com temática sobrenatural >< heheheh
    Eu gostei bastante =)

    ResponderExcluir
  25. Claudia Januário dos Santossegunda-feira, 23 janeiro, 2012

    Desde que eu vi no site da Pri eu tô com vontade de ler esse livro. Como vc eu tb não gosto de mashups mas esse me interessou....

    ResponderExcluir
  26. Humn... Gostei não :P
    Eu li uma outra resenha que dava mais detalhes sobre a história e achei tudo mirabolante demais. Mesmo que não tivesse a ver com Romeu e Julieta, eu não iria gostar. Essa história de gente querendo juntar as almas gêmeas (e outros querendo destruir o amor) parece tão bobinha... Esse eu passo!

    ResponderExcluir
  27. Pode ler sem medo... ela não sai mexendo no clássico e mudando tudo não >< hehehehe
    É uma leitura bastante agradável =D

    ResponderExcluir
  28. Oi Nanie, estou com esse livro aqui esperando para ser livro e, confesso que estava com o mesmo receio de destruir um de meus clássicos preferidos!

    Sua resenha me deixou empolgada!

    beijocas

    ResponderExcluir
  29. Sabe que eu imaginava que fosse algo do tipo sobrenatural??!!É a primeira resenha que leio desse livro e imaginava que fosse completamente diferente...achava que era uma leitura pessada,densa e até chata...mas me parece que não.Gostei.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥