quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J. K. Rowling


Título: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Título Original: Harry Potter and The Goblet of Fire
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2001
Ano Original de Lançamento: 2000
Nº de Páginas: 583
Série: Harry Potter - Vol. 4
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Outros Livros da Série:
     - Harry Potter e a Pedra Filosofal
     - Harry Potter e a Câmara Secreta
     - Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban


ATENÇÃO: Essa é a resenha do quarto livro da série. Se você ainda não leu os três primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sobre o livro:
Harry, por um breve momento, se sentiu super feliz por ter outro lugar para morar. Mas sua alegria mal durou uma hora. Portanto, mais um verão, mais uma vez ele se encontra na casa dos Dursley - que nunca se cansam de mostrar o quanto o desagrada terem que cuidar de um sobrinho como Harry. E se a casa da Rua dos Alfeneiros já figurava entre os lugares que o menino mais detestava, inacreditavelmente ela consegue ficar ainda pior - Duda, o primo de Harry, está de dieta - e com ele, o restante da família. Se não fossem os amigos, Harry estaria passando fome.
A sorte do garoto é que Arthur Weasley, pai de Rony, seu melhor amigo, conseguiu entradas para o Torneio Mundial de Quadribol - o esporte de bruxos preferido de Harry, e assim ele saí da casa dos tios uma semana antes do esperado. E o melhor de tudo - para ver a final do campeonato! Sediado na Inglaterra nessa edição, a final seria em um campo isolado através de magia, onde uma turma de bruxos vindos dos mais variados locais do mundo se reuniu para assistir o tão esperado jogo. Harry fica tão feliz que, por alguns momentos, até se esquece do estranho sonho que teve com Lord Voldemort - um sonho tão vívido e real que o garoto acordou com a cicatriz doendo. Ele mandara uma carta para o padrinho perguntando o que aquilo poderia significar - haveria alguma chance Daquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado estar recuperando seus poderes? Ele preferia acreditar que não.
Harry, entretanto, não tinha a menor ideia do que o esperava naquele ano na escola. Não seria um ano normal em Hogwarts, afinal de contas, depois de muitos anos, o Torneio Tribruxo estaria de volta. Uma competição entre as três maiores escolas de bruxaria - Hogwarts, Durmstrang e Beauxbatons - enviaram um representante que buscaria se tornar o campeão! Apesar da inscrição ser apenas para os maiores 17 anos, a competição seria sediada em Hogwarts e os garotos teriam muito para ver.
Ou seria assim... se ao menos o cálice não tivesse sido enganado.

O que eu achei do livro:
É sempre difícil fazer uma resenha de Harry Potter... de qualquer livro da série... Porque sou extremamente apaixonada por essa série e já li cada livros um zilhão e trocentas e quatro vezes, sem nenhuma brincadeira. E ainda pretendo reler mais vezes no futuro - nunca me canso de Harry Potter.
Esse quarto livro, em especial, é o meu preferido da série. Sei que a maioria prefere o terceiro - que eu gosto bastante também - mas esse quarto é, definitivamente, o que mais faz os meus olhos brilharem durante a leitura!
Rowling segue com sua escrita envolvente - simples e ágil. As mais de quinhentas páginas do livro são devoradas em um piscar de olhos, sem que o leitor mal se dê conta de estar chegando ao final do livro. Sempre bate aquele sentimento de "já acabou? Mas eu queria mais"...
A ideia de colocar Harry em contato com bruxos de outra nacionalidade é incrível! Nesse livro podemos ver melhor o mundo bruxo além do que Harry vivencia - o ministério é muito maior do que poderíamos, a princípio pensar! Nas entrelinhas podemos constatar isso - e é muito gratificante! Além disso, o Torneio Tribruxo mostra que existem outras escolas além de Hogwarts - o que é incrível!
Claro que não acho o livro perfeito... minha chatice não deixaria. Por exemplo, fico me perguntando porque as delegações ficaram em Hogwarts... já que seriam apenas três tarefas, eles não podiam aparecer apenas no momento de realizá-las? Além disso, como assim os diretores ficam fora de suas escolas o ano todo? E o que acho mais bizarro é que eles deixaram o cálice cometer o erro. Deveriam ter impedido, afinal de contas... não é algo que me desce muito bem... mesmo assim esse é o meu livro preferido!
Adoro ver Hermione se mostrando mais do que uma garoto estudiosa - nesse livro, em vários momentos, ela mostra que consegue pensar por si mesma, que tem opiniões fortes e que é muito mais do que Harry e Rony julgam! Hermione é definitivamente minha personagem preferida  - adoro essa garota! Aliás, foi o quarto filme de Harry Potter, baseado nesse livro, que me fez desistir da série cinematográfica... afinal de contas, além de parecer mais um trailer do que um filme, de tão rápido que foram os acontecimentos, eles não exploraram a Hermione da mesma maneira que no livro - ela ficou parecendo uma menina tola, ao invés da grande garota que é. O que mais senti falta nesse livro foi da participação dos gêmeos Weasley - Fred e Jorge. São personagens que muito me encantam e eu realmente gostaria de uma participação maior deles, uma pena que durante toda a série eles são pouco aproveitados. Mas fico feliz em procurá-los em suas poucas, porém sempre divertidas, aparições!
Dumbledore, o diretor de Hogwarts, aparece mais uma vez nesse livro. É um personagem que também não tem grandes participações, mas cujas participações, embora pequenas, são sempre grandiosas e fundamentais para a série. Quem não tem em  sua própria vida um mentor? Eu tenho, mas não é bem um Dumbledore! Adoro quando o professor abre a boca e acaba falando coisas incríveis, sempre como se fossem coisas simples!
"Não faz diferença quem a pessoa é ao nascer, mas o que ela vai ser ao crescer!"
Enfim, deu para perceber como eu me empolgo ao falar dessa série (e ainda mais desse livro)...
Harry Potter é uma série maravilhosa, que eu sempre indico para todos - de qualquer gosto, qualquer idade! Uma leitura deliciosa e refrescante! E com um adicional: o quarto livro é o melhor da série (me desculpem aqueles que não concordam, mas vocês estão errados!).

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


29 comentários:

  1. FabricaDosConvitessábado, 19 novembro, 2011

    Menina, não conheço nadinha desta série, até meus filhos já viram os filmes e eu nada! Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. hahahaha Não sou muito fã dos filmes, tenho que admitir... mas a série de livros *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanie! Adorei sua resenha... Posso te ajudar a responder algumas dúvidas??rsrs
    Bom, sobre ter de ficar em Hogwarts durante toda a duração do torneio... Acredito que seja para incentivar a interação entre os alunos de diferentes nacionalidades, sobre os diretores, realmente, ficar um ano longe da escola... Mas o Dumbledore fez o mesmo, porque foi afastado, lembra(embora eu também não engula muito bem essa). Sobre o erro do cálice... Realmente... Também acho que eles poderiam ter consertado o erro.
    Sobre os gêmeos, concordo plenamente com você. São uns dos meus personagens favoritos, e a animação dos dois fez falta nesse livro.

    Espero que perdoe minhas chatices!rsrs

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  4. hahah
    Eu mesma também tenho minhas teorias para responder a essas perguntas! Mas o caso é que elas são intrigantes e a gente só pode "tentar respondê-las", porque o livro não nos dá essa resposta, né?!
    Ah... os gêmeos Wesley!!! Estou relendo o quinto livro agora, e ontem li uma das melhores passagens, na minha opinião - quando os gêmeos decidem aparecer (sabe do que estou falando?!) - adoro!

    ResponderExcluir
  5. Sim, sei de que parte está falando! É impagável!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. Muita nostalgia agora... ^^
    Ah, eu gostei do quarto filme da série! Mas creio que estava mais para uma ilustração rápido do livro. Ficava pensando se as outras escolas eram tão fantásticas quanto Hogwarts (óbvio que não!). Já pensou se a J.K Rowling resolvesse criar mais livros baseados nessas escola, já que a saga HP terminou?! Que ideias loucas, né? ^^
    Também gosto muito da Hermione. *-*
    Quem gosta da série sempre se empolga. rsrs

    (:

    ResponderExcluir
  7. Só vi os filmes até o 5º, mas sem sombra de dúvida o 4º foi de longe a pior adaptação... você vai gostar dele quando o conhecer pelo livro =D

    ResponderExcluir
  8. Uau! Sempre reconheço que comentar sobre um filme de HP para quem é fã dos livros nem sempre é uma boa escolha, mas o que posso fazer se, até agora, é o único parâmetro que possuo? hahahaha
    Um dia ainda mergulharei de cabeça nesses livros e descobrirei que, afinal de contas, os filmes não passam de resumos! Mesmo assim, ganhei mais confiança em O Cálice de Fogo na sua resenha, Nanie, porque, particularmente, o filme de O Cálice de Fogo é o de que menos gosto. rs Então creio que, quando alcançar o livro, provavelmente mudarei de ideia e isso é ótimo! Nem sempre é bom ficar com a imagem de uma série apenas pelo o que as telonas exibem, não é?
    Vou reservar Harry Potter para um dia desses, quando minha pilha não estiver monumental! >< hahaha

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  9. Olá Nanie!
    Eu tbm já li + um zilhão de vezes e sei que sempre vou reler. Esse é um dos livros que mais gosto, mas como vc disse, sou dos que acham o 3º melhor...rsrssrs... Tbm adoro os gemeos, assim como Dumbledore e Sirius.
    Quando eu leio HP, me transporto totalmente para a história.
    Agora o próximo livros A Ordem da Fênix eu não gosto. Entendo toda a rabugice de Harry - aborrecente, mas esse livro, toda vez que leio e releio (porque sim, apesar de não gostar eu releio), demoro séculos.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Ah... eu acho problemas em todos os livros... acho que o mundo criado por Rowling ficou tão complexo, que vários furos foram deixados para trás.
    Mas não acho o 4º livro forçado não... acho-o magnífico!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito de Harry Potter também, mas eu achei o quarto livro o mais forçado da série. Toda a história do Moody e do Cálice e tudo o mais, pareceu completamente fora do normal, forçassão de barra.
    Mas como não consigo não gostar dessa série, nada disso fez diferença. *-*

    Beijos!
    http://letraslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ah... está perdendo uma série maravilhosa, Leninha ><

    ResponderExcluir
  13. Só vi mesmo o filme, e nem sei se já sentei apenas para isso, sempre pego na metade, não vejo o final e por ai vai!
    kkkk

    ResponderExcluir
  14. Sim *-* Já tem a resenha dos anteriores aqui no blog (estão linkados lá na parte de cima da resenha) e pretendo continuar resenhando os demais da série sim =D Inclusive, como disse no post de hoje, vou sortear dois marcadores do sétimo livro quando soltar a resenha do mesmo (sorteei um entre os que comentaram nessa resenha).
    AMO Harry Potter e nunca me canso de reler \o/
    Eu sou completamente apaixonada pelo quarto livro *-* E logo em seguida vem o terceiro \o/ heheheheh Mas todos da série me fazem muito feliz =)

    ResponderExcluir
  15. Ameeei a resenha, super legal e me deixou com MAIS vontade de ler o livro outra vez. Esse também é um dos meus preferidos, assim como o Prisioneiro, porém o meu favorito number one é a Câmera, não sei pq, eu simplesmente gosto.
    Você vai resenhar os outros seguintes da série? Se for, vou ficar de olho :)

    Patrik Ruam,
    Garoto entre Livros.
    www.garotoentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Uia... minha resposta sumiu O.o então... vou responder de novo \o/ hahahahha
    Eu adoro encontrar pessoas que compartilhem a minha paixão pelo quarto livro da série - ele é bom demais *-*
    Harry Potter foi a primeira série de livros que li onde o personagem principal crescia ao longo do tempo - e eu achei isso incrível! Me apaixonei ainda mais pelos livros ao ver o personagem crescendo aos pouquinhos ^^
    Acho que ninguém compra esse erro do Cálice >< hehehehehe

    ResponderExcluir
  17. Nanie! O quarto livro tb é meu favorito!!! E por infinitas razões! Apesar de o sétimo ter mexido muito comigo tb...
    Apesar de ser um livro de fantasia infanto-juvenil, é uma série conquista a todos. Eu acho que Rowling não nos poupa das atrocidades e sofrimentos que pode acontecer (quem menos esperamos que morra, morre.) e o bacana desse livro é a forma como ela começa a explorar o lado adolecente de cada um... Nossos herois crescem e eveluem em cada livro! Com relação ao erro do Calice, isso é algo que tb nunca compreendi... hahahah
    Adorei relebrar esse livro maravilhoso com sua resenha!!!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  18. Não vou ler a resenha porque ainda pretendo algum dia ler os livros da série (espero que logo) :)
    Sempre tive muita curiosidade para ler os livros de Harry Potter *-*Beijos!Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  19. Hahaha é verdade... quem é fã acaba empolgando mesmo >< heheh
    Harry Potter é o máximo *-* As outras escolas com certeza seriam tão fantásticas (ou quase isso) quanto Hogwarts *-* Afinal, estão entre as maiores \o/ Adoraria que ela escrevesse sobre essas duas outras escolas =)

    ResponderExcluir
  20. Ain Harry, estou orfã!!!! Será que um dia teremos uma história tão legal e complexa como essa? Acho que vou transformar isso na minha Cruzada, o que acha Nanie? Hehehehehehe... acho que não, eu teria um troço antes de concluir algo assim! Linda resenha! Bjo

    ResponderExcluir
  21. Hahahaha não é?! Não tem jeito... 
    Ah... eu nem gosto muito do último não... heheheh
    A adaptação do 4º livro foi realmente horrível... foi a pior. A Hermione ficou parecendo uma piriguete (é assim que escreve?) >< Detestei... adoro a Hermione!!!

    ResponderExcluir
  22. Ei Nanie...


    kkkkkk eu morri de rir contigo com a frase final da resenha! Doente é uma coisa bem louca né? No meu caso eu diria que o melhor livro é o Terceiro rsrs só não fico com o ultimo pq né? Ele é o ultimo #mimimi

    Adoro toda a serie e é fato que a adaptação do quarto livro foi a que mais 'pecou' mimimi. Hermione com certeza deixou de ser explorada, principalemnte no tocante a paixão que ele tem em ser justa (especialmente com os Elfos) Nhaaaa DIVA!

    Otima resenha, parabéns, beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu nem percebi que você se empolgou... kkk... Em breve vou dar continuidade a leitura da série... Estou gostando muito, mas ainda não é a minha série preferida, só li os dois primeiros livros e ainda não vi nada de muito impressionante.

    ResponderExcluir
  24. Olá Nanie!!!Como já te disse ,não sou muito fã da série...acho que de tanto ouvir falar em Harry Potter aqui em casa...só que os filmes até que gosto...assisti os primeiros e até acho legal.Mesmo assim,gostei da sua resenha,muito bem escrita.Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Ual!
    Eu amo Harry Potter, mas devo ter a vergonha na cara de dizer que ainda não li nenhum livro..
    Mas, em compensação todos os filmes já vistos, rs. Amo a saga, e isso só me faz querer ler mais ainda os livros.
    Acho que quando acabar os filmes, etc, vou ficar ter que comprar os livros, e ler, pois, não dá para acreditar que a saga vai terminar!
    Primeira resenha que leio do livro, e fiquei estupefata!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Ai, bate mesmo uma saudade *-* Harry Potter é o máximo! A autora poderia escrever mais alguma coisa, pelo menos passada no mundo de Harry...
    Por isso eu sempre releio, não consigo me desligar do mundo desse bruxinho!

    ResponderExcluir
  27. O quinto eu não odeio não... também não gosto muito do Harry nesse livro, ele fica um pé no saco, mas o sexto e o sétimo são os que menos gosto >< 
    Eu sempre li em um piscar de olhos - um ou dois dias e pronto! Mas ultimamente não tenho conseguido ler tão rápido assim mais não... hehhehe

    ResponderExcluir
  28. Aiiii que saudade de esperar o lançamento de mais um livro do HP.
    Fiquei nostálgica agora! Acho que vou reler a série Nanie!

    Beijoss

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥