terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pollyanna, de Eleanor H. Porter



Título: Pollyanna
Título Original: Pollyanna
Autor: Eleanor H. Porter
Tradutor: Luiz Fernando Martins
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 1913
Nº de Páginas: 179
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
A pequena Pollyanna há muito era órfã de mãe e vivia apenas com o pai - que era um missionário muito pobre.
Com a morte do pai, Pollyanna vai morar com a tia - uma senhora rica, porém muito amargurada.
"- Estou imaginando o que Miss Polly fará com uma criança na casa.
- E eu estou imaginando o que uma criança fará com Miss Polly na casa!"
A menina foi feliz da vida morar no sótão da rica mansão - o único cômodo que não era adornado com tapeçarias e quadros bonitos. Afinal de contas, tia Polly estava apenas fazendo a sua parte quando aceitou ficar com a menina.
Pollyanna, entretanto, não era uma criança comum. Com sua felicidade, irreverência, ingenuidade e com o "jogo do contente" ela muda não apenas a vida de sua tia, mas de toda a cidade!

O que eu achei do livro:
O que dizer de um livro como Pollyanna?
Não há muito o que dizer... Ou melhor, há tudo o que dizer. Há mais do que se possa dizer em uma resenha... ou até mesmo em uma biblioteca inteira!
Eleanor H. Porter escreveu um livro infantil, delicado. Com palavras simples, leitura rápida e gostosa. E o mais importante: uma das personagens mais cativantes de toda a literatura! Pollyanna não é apenas uma criança doce e alegre - ela é irritantemente contente! Acredite no que digo - você vai se apaixonar pela menina e também vai sentir um pouquinho de raiva dela em alguns momentos, afinal de contas, como assim alguém pode ficar tão contente e por coisas tão insignificantes? Mas tenha certeza: você vai se surpreender com essa garotinha e vai querer trazer um pouquinho do "jogo do contente" para a sua vida. Afinal de contas, se uma menina de onze anos conseguiu mudar toda uma cidade - e para muito melhor - apenas com esse jogo, por que você não conseguiria melhorar a sua própria vida?
"Bem, o jogo era encontrar um motivo para ficar contente com todas as coisas, não importa o que fossem. E começamos ali mesmo... com as muletas.
[...]
Acabamos acostumando a procurar alguma coisa para se ficar contente. E na maioria das vezes existe alguma coisa para se ficar contente, se procurarmos o suficiente."
Não entendeu direito do que se trata o jogo?! Oras... eu até poderia explicar, já que é um jogo muito simples! Mas vou deixar que Pollyanna o explique a você - afinal de contas, o jogo é dela!
Se você ainda não conhece esse livro, já passou da hora de conhecer! Uma leitura super agradável e mais do que obrigatória para todas as idades e todos os gostos!

PS: A primeira versão do livro foi publicada em 1913 e foi um grande sucesso! Pollyanna não encantou apenas essa blogueira que vos fala, mas toda uma geração. O livro foi adaptado para o cinema diversas vezes e foi traduzido para diversas línguas.
Pollyanna chegou ao Brasil em 1934 com tradução do célebre Monteiro Lobato (confesso, estou doida para comprar uma edição com tradução de Monteiro Lobato para mim!).

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


40 comentários:

  1. Esse livro parece muito bom, me lembrei um pouco de A Princesinha lendo a resenha. Quero ler ele um dia.

    ResponderExcluir
  2. Eu morro de vontade de ler este livro! Várias pessoas já me falaram dele muito bem. Gostei da resenhas e espero poder comprar logo para ler \o/
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  3. Eii Nanie!

    Eu li esse livro tem muito tempo... e é muito bom mesmo, lembro que quando li gostei bastante =p

    ps.: tem horas que "baixa a Pollyanna" em mim, aí não tem como ficar triste, se lamentando.

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  4. Eu li Pollyanna enquanto estava no ensino fundamental e li por conta própria. Só que comprei o livro ilustrado, para crianças, e adorei! Depois de algum tempo lendo e relendo, acabei achando o filme naqueles canais da vida que exibem filmes antigos junto com a programação normal e digamos que foi um achado! (acho que o mesmo diria com o filme "O Mundo Fantástico de Oz")
    Acho que todos deveriam ler sim, é uma história de superação e de muitos ensinamentos! Eu e minha mãe somos apaixonadas pelo livro! *-*

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  5. Nossa, viajei no tempo agora.
    Li na minha adolescência e me marcou muito.
    Hoje lendo sua resenha me recordei da época como se fosse hoje.
    Amei relembrar...

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o livro, mas já me simpatizei com ele!!! Hahahaha... mais um título a ser acrescentando na minha lista de leitura.
    Nanie, eu adorei sua resenha. Tenho certeza de que é um daqueles livros em que toda a "magia" está no personagem. No caso, Pollyanna!

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  7. Eu li Pollyanna a algum tempo atras e quero muito que minha filha leia, sei que não rola agora ela esta com Percy nas veias e não larga mas acho uma leitura indispensável tbem recomendo a todos, eu ri e chorei com ela e tenho uma amiga que sua filha chama-se Pollyanna por causa do livro então não tem como esquecer

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie...

    Tenho muita vontade de ler esse livro pq quase recedi o nome Pollyanna quando nasci. rsrs Meu pai pediu para que minha madrinha escolhesse meu nome e ela disse Fabiana ou Pollyanna. Acabou que meu pai optou por Fabiana pq esse era o nome que ela disse primeiro kkkk

    Adorei sua resenha, com certeza vou procurar comprar o livro pra ler e me aventurar na leitura. Obrigada pela dica \o/ beijos

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é encantador! Li há muito tempo, era super novinha, e gostei demais. Ainda hoje, às vezes tenho uma certa nostalgia, uma vontade de reler o livro.

    Bjos!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Fiquei interessada em conhecer o jogo da Polyana. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Acho q este foi um dos primeiros livros (sem figura) que li quando era criança, e foi um livro que me encantou e ainda encanta! Adoro a estoria de Pollyanna, pois realmente me ajuda a ser mais feliz e grata por tudo!

    ResponderExcluir
  12. Eu já vi o filme há muito tempo atrás e adorei.
    E vc falando assim do livro, gostei mais e mais ainda!! =D
    Acho que adorarei a Pollyanna do livro. =DD E que lindo jogo esse que ela faz :DD
    Adorei muito. A sua resenha está muito apaixonada, delícia demais ;D

    ResponderExcluir
  13. Ahh, eu conheci a Nanie ontem!!!!! =DD Foi muito massa ;D Adorei. ^___^

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Pollyanna é incrível! Eu me recordo bem de quando o li em meados dos meus 7 anos. Na época, eu não entendi muito bem o que ele significava - inclusive não só pra mim, mas para muita gente -, porém percebi que era todo especial e como nós reclamamos de tudo na vida. O jogo do contente era muito legal de jogar! Pena que eu perdi o hábito...
    Muito legal a resenha! Mas, principalmente, quero parabenizá-la pela escolha! Espero, sinceramente, que tenha aprendido com ele tanto quanto eu aprendi.

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  15. Eis um clássico..
    Eu já li, e adorei! Li um bem antigo, com aquele cheiro de livro antigão, com capa dura, empoeirado...
    só era meio confuso, mas gostei (:
    Foi ótimo relembrar!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que estória linda!!!Gostei muito...muito emocionante a estória da Pollyanna.Li a muito tempo,a tradução de Monteiro Lobato.Essa edição é fiel a edição de 1913?Bjs Nanie.
    Eva Munhoz

    ResponderExcluir
  17. foi um dos primeiros livros que eu li e me apaixonei logo de cara o livro me passou uma mensagem tão boa que eu viciei de vez e nunca mais parei de ler
    todo livro passa uma mensagem e sem duvida pollyanna consegue expressar com simplicidade que para ser feliz não é preciso grandes coisas basta saber enxergar as pequenas coisas da vida que muitas vezes julgamos insignificantes mais que são na verdade as mais valiosas

    ResponderExcluir
  18. Olá Querida!

    Parabéns pelo blog e pelas matérias! É sempre muito bom passar por aqui!

    Tenha ótimos dias!
    Beijos
    @AngelKiller_ Blog: Anime Daiki ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nanie.

    Esse livro marcou-me demais na infância. Você fez com que eu viajasse em minhas reminiscências. Muito bom recordar!

    A versão que li foi a da Cia. Editora Nacional, como também li "Pollyanna Moça", que é a passagem para a fase adulta, onde tem o seu primeiro amor, mas nem por um momento ela esqueceu o jogo do contente, apesar das dificuldades pelas quais passa.

    É uma história para todas as idades e um tema bem atual!

    Por isso, faz tanto sucesso!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Gente, Pollyanna é realmente um livro incrível que amo! Espero que aqueles que ainda não leram tenham a oportunidade de conhecer tão cativante história! E que os que já leram tenham a oportunidade de reler - porque Pollyanna nunca é demais =D

    ResponderExcluir
  21. Eva Munhoz, é a edição integral sim =D Mas, infelizmente, não é a traduzida por Monteiro Lobato =(

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sua resenha,tenho muita vontade de ler, com certeza deve ser um livro maravilhoso ;)

    Beijos
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  23. parece bem interessante.
    eu gostei da capa é bem doce...
    =D
    beijos
    bom domingo!

    ResponderExcluir
  24. Já me falaram muitas vezes desse livro, mas confesso que nunca me deparei com ele para ler, nem na biblioteca, o que é um pecado, já que a obra é um classico...

    Nanie, sua resenha me deixou com vontade de ler! Adorei! =)

    Bjuss

    ResponderExcluir
  25. Já li o livro, mas faz bastante tempo, nem me lembrava mais do jogo do contente...rsrsrs...
    Adorei a resenha e fiquei com vontade de relê-lo.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Li esse livro já a algum tempo (ano passado, rs), e ele é muito bom mesmo. É incrível como essa menina consegue "irritantemente contente!" Mas como você disse, não tem como não gostarmos dela.
    Ainda esse ano pretendo ler "Pollyanna Moça"! :)

    ResponderExcluir
  28. Nanie, já assistiu a alguma das adaptações? Esse jgo parece interessante e realmente irritante ao mesmo tempo hahaha Estou proibida (por eu mesma) de comprar livros, então vou dar uma olhada nas adaptações por aí!

    ResponderExcluir
  29. AMEI Pollyana, totalmente! Muiiito lindo!

    Mas cá entre nós... Não gostei dessa capa não!

    Beijinhos!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  30. Nossa, faz tanto tempo que li esse livro, era criança ainda... rsrs.
    Gosto mais do livro do que do filme, é um livro que recomendo muito na biblioteca.
    Mas tenho uma implicância pessoal com essas capas da Martin Claret, não consigo gostar delas.

    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  31. não conheço o livro e nem o filme, mas fiquei tentada, vou procurar.
    beijos
    =D

    ResponderExcluir
  32. Ah! Li na adolescência, já estou com 49 anos, ontem me lembrei deste livro, como foi bom para mim que tive dificuldades como ela, lembrei de uma passagem da Bíblia que fala que nós devemos estar contentes em toda e qualquer situação. Gostaria de comprar o livro, pois na época que li foi emprestado para eu fazer a ficha de leitura das aulas de portugês. Muito lindo mesmo. Gostaria muito de lê novamente. Neide Viana


     

    ResponderExcluir
  33. É uma história realmente gostosa! 
    Compre-o sim! Essa edição da Martin Claret é uma graça e tem um excelente preço =)

    ResponderExcluir
  34. Já li a algum tempo..confesso que não lembrava da história, mas lembro que na época achei o livro muito bom!!!
    Recomendo!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  35. A história parece ser bem legal (sim, ainda não li esse livro), e como a Adriana já disse, lendo a sua resenha a primeira coisa que veio a minha cabeça foi "A Princesinha".

    ResponderExcluir
  36. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas adorei a resenha! Pelo jeito é um daqueles livros que nos faz pensar!! Adimiro muito autores que tem essa capacidade!!!
    Quero ler!!
    :D

    ResponderExcluir
  37. Não gosto muito de Clássicos, mas esse sempre me fascinou muito. Adoro Pollyanna.

    ResponderExcluir
  38. É lindo esse livro! \o/
    Bj

    ResponderExcluir
  39. Eu tenho pavor dessa capa huahuaua É o unico motivo q me impede de comprar o livro(e já tive diversas oportunidade de compra-lo por 1 otimo preço)..oK o fato de ser publicado pela Martin Claret tbm dificulta....tenho certo trauma das traduções da editora...além da diagramação ñ ser nada confortavel =/

    ResponderExcluir
  40. Nem sabia da existência deste! OMG eu sou tão por fora dos clássicos... mas bem um dia eu vou chegar a um nível que eu leia mais clássicos hahah

    adorei a resenha!

    Beeijos

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥