quarta-feira, 13 de abril de 2011

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - IV - Onde estão as mudanças?





Enfim, poderemos começar a destrinchar as mudanças efetivas que esse acordo impôs na escrita da língua portuguesa!

O alfabeto português agora passa a ter 26 letras (eram 23) com a incorporação, oficial, das letras k, w e y. Entretanto, deve-se lembrar que a sua utilização ainda é restrita a apenas alguns casos (como em símbolos, nomes próprios e palavras estrangeiras incorporadas à língua).
O alfabeto fica:
a - b - c - d - e - f - g - h - i - j - k - l - m - n - o - p - q - r - s - t - u - v - w - x - y - z
As principais mudanças, no Brasil, ocorrem nos acentos, hífens e trema.
A trema simplesmente não existe mais na grafia das palavras portuguesas. Então, é bem simples, nunca mais use trema! As palavras continuam sendo pronunciadas da mesma maneira, mas grafadas sem o sinal.
lingüiça -> linguiça
tranqüilo -> tranquilo
cinqüenta  -> cinquenta
argüir -> aguir
As modificações nos acentos e nos hífens são um pouquinho mais complexas e serão mostradas detalhadamente nos próximos posts dessa série.
Em Portugal, ainda há outras modificações, como a eliminação da letra h no início de palavras como herva e húmido (que por aqui já são grafadas assim - erva e úmido) e o desaparecimento das letras c e p nas palavras em que eles não são pronunciadas, tais como acção, exacto, baptizar e colectivo. Por outro lado, em palavras onde a letra c é pronunciada, serão aceitas as duas graficas: facto ou fato e sector e setor.
Ainda será permitida a dupla grafia nas palavras proparoxítonas, tais como académico (cuja forma mais comum no Brasil é acadêmico), oxigénio (oxigênio no Brasil). As proparoxítonas aparentes também permitirão dupla grafia: insónia (insônia) e génio (gênio).


Acompanhe a série:
- V: Hífen - 20/04;
- VI: Acento - 27/04;

Fonte:

10 comentários:

  1. Vou ser sincera, acho que a cabeça do brasileiro já é tão complicada que mexer no que ta quieto só piora as coisas.
    Sou a favor de errar é humano, mas erro ortográfico do que era certo e agora ta errado é um saco,kkkk

    ResponderExcluir
  2. Ei Nanie,

    Este da trema é um porre, porque eu já sei disso mas o word insiste e corrigi sozinho tudo rsrs. Ai acaba que passa e a trema fica lá :P

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que o trema saiu, coisa chata :P
    E hífens são o meu maior problema até agora ;)
    Espero os próximos post's para saber mais sobre ele!

    Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o problema maior nessa mudança será os acentos e talvez o hífen. Estou gostando desse especial.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Sei que mudou e não tem jeito, mas acho horrível escrever sem trema.
    Como é difícil mudar algo que já é natural quando escrevo, preciso revisar tudo.
    Bjkas!!

    Monique

    ResponderExcluir
  6. Ainda não domino as mudanças no hífen e acentos... Tenho que ver isso!

    ResponderExcluir
  7. Às vezes eu me sentia a única pessoa no Brasil que usava trema e o "pingo" do j. Pelo menos agora sem a trema é uma coisa a menos pra se preocupar! Já a mudança do alfabeto eu sempre contei as 3 letras, então pra mim não mudou nada hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho problemas sérios com o uso do hifen e dos acentos...vou aguardar os próximos posts.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  9. Nossa, essas modificações só vieram pra complicar mais a nossa vida...hehe Umas são até boas, mas outras estão cheias de exceções..heheh

    ResponderExcluir
  10. Eu já falava o alfabeto assim há muito tempo, então pelo menos isso não me assustou muito, mas algumas mudanças ainda me deixam confuso, por isso estou lendo a nova gramática q comprei =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥