quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A História da Escrita - Parte VIII - Os Japoneses


A língua japonesa sofreu influência maciça da língua chinesa por um período de mais de mil e quinhentos anos. Muito de seu vocabulário foi importado da língua chinesa ou criado com base em modelos chineses.
O nome japonês para a língua é nihongo. Os símbolos - ideogramas - japoneses são chamados de kanji. A maioria é baseada em símbolos chineses e chegou ao Japão via Coreia.

Para escrever os japoneses utilizam cinco sistemas de escrita diferentes: romaji, hiragana, katakana, kanji e os algarismos indo-arábicos.
Os Kanjis são os caracteres de origem chinesa - são os ideogramas. Eles são usados em substantivos, radicais de adjetivos e verbos e nomes de locais e de pessoas.
Hiragana é um dos alfabetos silábicos da língua japonesa. Esse alfabeto é utilizado para terminações flexionais de adjetivos e verbos, partículas gramaticais, palavras para as quais não já canji, palavras cujo autor preferiu não escrevê-las em kanji (por motivo de legibilidade, comodidade, etc), forma de indicar a leitura de um kanji.
Katakana é o outro alfabeto silábico da língua japonesa e é utilizado para nomes estrangeiros, onomatopéias e nome científicos de animais e plantas.
O romaji são os caracteres do alfabeto latino (romano) e são utilizados para escrever acrônimos e para transliteração das palavras e nomes em japonês.
Os algarismos indo-arábicos são utilizados no sistema numérico japonês.
Acompanhe essa série:
- Parte I: A Origem na Mesopotâmia
- Parte II: A Escrita no Egito
- Parte III: O Alfabeto Alifato
- Parte IV: O Alfabeto Fenício
- Parte V: O Alfabeto Grego
- Parte VI: Os Romanos
- Parte VII: Os Chineses
- Parte VIII: Os Japoneses
- Parte IX: Fim?

7 comentários:

  1. EU ACHO ESSA ESCRITA LINDA, MAS NÃO ENTENDO NADA DE NADA DELAS, HUAHAUAHAU.

    UM DIA AINDA APRENDEREI A ESCREVER ASSIM. ^~
    BEIJOS NANIE. ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço uma pessoa (esse alguém é o louco do meu irmão, mas não conta para ninguém, ok? rs) que quando era adolescente jurava que sabia falar japonês só porque cantava aquelas músicas dos desenhos vindos de lá. #Patético rs
    Essa postagem me fez lembrar dele...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Eu tinha vontade de aprender japonês E chinês quando criança, mas acabei crescendo(mentalmente, não fisicamente^^) e desisti =/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nanie, eu tive uma fase na minha vida q além de livros, eu era simplesmente viciada em mangas! Adorava tudo o que era japones! E fui apreender a lingua tb... tenho livros q ensinam! quando estava na Facul tb... Mas o linguinha dificil, desiti! Foi fase mesmo kkk Não aprendi nada e gastei dinheiro atoa... T.T

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanie!
    Muito legal esse post!!! Eu estudo língua japonesa e me interesso bastante, tanto pela língua quanto pela cultura do Japão. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post *-*
    Sou totalmente apaixonada pela cultura japonesa!
    Queria tanto fazer um curso da língua, mas aqui na minha cidade não tem =S
    Me contento com os animes e doramas, e tento aprender pela internet ;D
    Matta ne! ^^

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, mas um pouquinho complicado essa escrita japonesa, mas eu adorei. Parabéns Nanie.
    Bjs

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥