sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Entrevista: Helena Gomes


1) Qual o seu nome completo, idade e local de nascimento?
Helena Gomes, 43 anos, Santos/SP.

2) Quando você descobriu essa veia de escritora e como isso aconteceu?
Desde criança, gosto de inventar histórias. Mas só levei isso realmente a sério há nove anos, quando comecei a organizar minha vida para ter tempo de escrever. O problema é que o tempo foi ficando cada vez menor para tantas ideias... (rsrs)


3) De onde vem a inspiração para escrever os seus livros?
Da vida, das pessoas à minha volta, do noticiário, de outras histórias. Enfim, tudo pode nos dar ideias para escrevermos contos, romances, sagas. O importante é ver o mundo com todos os nossos sentidos e não apenas com a visão.

4) Você já tem alguns livros publicados. Fale um pouquinho sobre eles.
Ai, difícil falar só um pouquinho (rsrs). Vou tentar, ok?
Este mês, estou lançando meu 17º. livro, Sangue de Lobo (DCL), escrito em parceria com a premiada escritora Rosana Rios. É uma história de mistério, sobre um jovem e tímido lobisomem que precisa desvendar uma série de assassinatos macabros, relacionados a oito assustadoras bonecas de porcelana.
Quando comecei a escrever ficção para valer, meu primeiro desafio foi criar a saga A Caverna de Cristais: o primeiro livro, O Arqueiro e a Feiticeira, foi publicado em 2003 pela Devir e relançado em 2009 pela Idea, que publicou os volumes dois e três (Aliança dos Povos, em 2007, e Despertar do Dragão, em 2008). Nesta saga, conto a história de Thomas, um jovem bruxo que vive em um mundo medieval e que aparentemente é a única pessoa capaz de deter temidos seres que pretendem dominar todos os universos existentes.
Pela Rocco, publiquei Lobo Alpha (2006) e a sequência Código Criatura (2009). O personagem principal é Wolfang, um rapaz com o poder de se transformar em lobo, considerado o mais fraco de seu clã. Sem querer, ele ganha a missão de proteger uma jovem
que pode definir o futuro de perigosas criaturas.
Também pela Rocco, tenho Assassinato na Biblioteca (2008), minha primeira história de suspense. Um adolescente, Igor, recebe a ajuda de uma garota fantasma para descobrir quem é o assassino que anda fazendo vítimas em sua escola. Há também Kimaera – Dois Mundos, da editora Jambô (2009), mais um mergulho na literatura fantástica. Desta vez, conto a história do guerreiro Aleph, que vive em um mundo gelado, e de Ytsar, escrava em um mundo desértico. Uma estranha profecia unirá os dois mundos, o que trará uma terrível ameaça.
Meu único infantil é Nanquim – Memórias de um cachorro da Pet Terapia (2008), sobre um cachorro egocêntrico que precisa entender seu papel em uma clínica que atende crianças doentes. Este mês, estou lançando ainda a adaptação que fiz do clássico Tristão e Isolda, pela editora Berlendis & Vertecchia, um trabalho que ganhou belíssimas ilustrações do Renato Alarcão, designer com prêmios no Brasil e no exterior.
Já meus outros livros são organizações de antologias e ainda um livro de não-ficção, escrito em parceria. Há mais informações  sobre meu trabalho no blog Mundo Nergal (http://mundonergal.blogspot.com) e também no Twitter (@mundonergal).

5) Você tem algum outro livro esperando publicação?
Sim, dois. Um é pela Rocco, meu segundo livro com a Rosana Rios. Já o outro será publicado pela Escrita Fina Edições e foi escrito em parceria com a escritora Kathia Brienza.

6) Foi muito difícil conseguir publicar seu primeiro livro?
Tive muita sorte, na verdade. Graças a um conhecido, o original de O Arqueiro e a Feiticeira foi entregue ao Douglas, editor da Devir. E não demorou muito para que ele me telefonasse, perguntando se eu queria publicar a história. Foi um dos momentos mais
felizes da minha vida.

7) Você tem outras atividades profissionais? Elas influenciam no seu trabalho?
Sou jornalista (trabalho numa assessoria de imprensa) e professora universitária (dou aulas nos cursos de Audiovisual, Jornalismo Multimídia e Publicidade e Propaganda da Unimonte).
Sempre influencia, sabe. O jornalismo me ajudou a aprofundar assuntos, a checar dados, a pesquisar de verdade. E ser professora me ajuda a me renovar sempre, buscar informações novas, estudar muito. E isto, de certa forma, se reflete na minha maneira de escrever e de contar histórias.

8) Qual dica você dá para quem quer seguir a carreira de escritor?
Minha sugestão é que a pessoa se prepare para ser escritor, faça cursos de criação literária, estude livros sobre o assunto e sobre roteiros, acompanhe o que acontece no mercado editorial, pesquise o perfil das editoras, frequente eventos literários (palestras,
simpósios etc), conheça outros escritores e, principalmente, escreva com o coração.

9) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
A literatura nos permite refletir sobre nós mesmos, nossos problemas, nossa sociedade. Ela nos ajuda a descobrir quem somos e o que queremos para nossas vidas.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: aquele que espero ler em breve, Kaori, da Giulia Moon
b) Um autor(a): Difícil escolher...
c) Uma música: Under Pressure
d) Um cantor(a)/banda: Freddie Mercury, Queen
e) Um filme: Rastros de Ódio
f) Um ator/atriz: Johnny Depp
g) Uma pessoa: Meus filhos, Matheus e Carla
h) Uma frase: "I know I was born and I know that I'll die. The in-between is mine", Eddie Vedder, Pearl Jam

Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Quem agradece sou eu, Nanie. Muito obrigada!
Como toda mãezona, gosto de falar dos meus filhotes e, quando começo, é difícil parar (rsrs). Porque é assim que vejo meus livros: filhos criados com muito amor e que preparamos para o mundo.

4 comentários:

  1. Nanie!!!

    A helena Gomes é uma grande escritora, ainda não li Kimaera, mas a pri disse que é maravilhoso um dos favoritos dela, e eu quero ler todos da Helena ;))

    ResponderExcluir
  2. Ela parece muito legal, gostei das dicas e já estava curiosa para ler algo dela antes. :)

    ResponderExcluir
  3. o livro que eu mais gostei foi assassinato na biblioteca muito show eu me senti um personagem da historia, ta de parabens helena gomes

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥