terça-feira, 1 de junho de 2010

Haikai (Haiku)

O Haikai (Haiku) é um tipo de poema tipicamente japonês. Sua formação é de 17 sílabas que perfazem 3 versos (5-7-5). Em japonês, o haikai é escrito numa única linha vertical e cada sílaba é representada por um caractere japonês (ideograma). 
Enquanto no japão os versos são geralmente escritos na vertical, em português eles são geralmente dispostos em três linhas horizontais, respeitando a quantidade de sílabas por cada linha.

Um dos principais haicaístas do Japão foi Matsuou Bashou (1644-1694), que se dedicou a fazer desse tipo de poesia uma prática espiritual.


O haikai surgiu no Japão no século XIII e se espalhou por todo o mundo. Suas características estão profundamente atadas às filosofias taoísta e budista. 
Esse tipo de poesia pede instrospecção e análise profunda, cuja essência do local é capturada numa poesia contemplativa e descritiva com grande valorização nos contrastes, na transformação dinâmica, na cor, nas estações do ano, na união com a natureza, no que é momentâneo versus o que é eterno (ruptura do contínuo) e no elemento surpresa. 
Assim como as teorias filosóficas nas quais se baseia, o haikai expressa-se através de mitos, símbolos, paradoxos e imagens poéticas. O haikai, assim como uma fotografia, deve registrar ou indicar um momento, acrescido de sensações e emoções do momento, cercado de pureza, simplicidade e sinceridade.

Eu me propus a cumprir uma lista com 101 itens - e um dos itens é justamente o de criar uma poesia. Nunca tinha feito algo do tipo. E não sabia como fazer, tampouco. Mas me encantei com a estrutura simples e ao mesmo tempo profunda do haikai. Decidi então que tentaria fazer um e eis o resultado:


Estrelas no céu
levemente me toca
brisa noturna

Bom, é claro que não ficou tão bom quanto o de mestres. Mas eu gostei de resultado - ficou muito interessante. E agora é realmente como se fosse uma fotografia acrescida de emoção - pois sempre que o leio lembro da imagem que tentei passar! 
Não sou boa nisso, e não pretendo ficar criando haikais, mas gostei da experiência - e acho que de forma alguma ficou ruim! Ah, e eu me esforcei para seguir a regra das sílabas (em japonês são símbolos, mas em português são sílabas). 
Espero que tenham gostado - eu gostei!


E que tal você também criar um haikai? Observe o mundo a sua volta e faça seus três versinhos e deixe aí nos comentários : ) 
Vou adorar ler seu haikai!

2 comentários:

  1. Realmente é muito interessante esses poemas em Haikai!!
    E o seu ficou muito bom também NAnie!! ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥